Página inicial > Últimas Notícias > Simpósio de Letras do IFPA acontecerá nos dias 04 e 05 de novembro

Simpósio de Letras do IFPA acontecerá nos dias 04 e 05 de novembro

• Publicado: Segunda, 25 de Outubro de 2021, 22h24
  • Última atualização em Segunda, 25 de Outubro de 2021, 22h34

Dias 04 e 05 de novembro de 2021 acontecerá a quarta edição do Simpósio de Letras do IFPA (IV SILET) com o tema “Os desafios do ensino da língua materna e suas literaturas: perspectivas e inovações”. O evento será on-line, organizado pelo curso de Letras do IFPA - Campus Belém que tem por objetivo promover discussão e interação de conhecimentos acerca de fenômenos relacionados à linguística, à arte literária e às novas tecnologias educacionais.

A programação conta com a participação de 12 palestrantes, que conduzirão as atividades paralelas distribuídas nos dois dias do evento. Serão ofertados minicursos, comunicações e mesas-redondas, das quais poderão participar alunos da Graduação, Pós-Graduação, Professores do Ensino Superior, da Educação Básica e demais interessados no tema do evento.

A inscrições serão realizadas na página: https://www.even3.com.br/ivsilet/

PROGRAMAÇÃO GERAL DO EVENTO

- Dia 04 de novembro

8h45: Apresentação artístico-cultural com o Projeto Na Rede de Ananse: “Eu juro que vi!”.

9h: Solenidade de abertura com a Coordenadora do Curso de Letras, profa. Elienai Ferreira com o tema: “Os desafios do ensino de língua materna na modernidade”.

9h30-10h30: Conferência de abertura com o poeta João de Jesus Paes Loureiro com o tema: “A arte na época da eletrônica”.  Mediação: profa. Maria da Luz (IFPA).

10h30-10h35 - JOGRAL COM ALUNOS DE LETRAS

10h30-12h – COMUNICAÇÕES

10:00-11:00 Apresentação de comunicações exclusivas para alunos do curso de Letras/PEDAGOGIA do IFPA Campus Belém. (via google meet).

Sessão 1 - LITERATURA (prof. Nellihany e prof. Camila Prado)

Sessão 2 – LINGUÍSTICA (prof. Renata Lameira)

14h-16h Minicursos: (via google meet)

Minicurso 1: "Poesias híbridas e espaços digitais: ampliando possibilidades literárias no ensino médio.” profa. Camila Prado/IFPA)

Minicurso 2: “Do papel para a tela: Inst@poema”; (profa. Juliana Estanislau de Ataíde Mantovani /IFB e Raquel Nunes Mota/aluna do curso de Letras do IFB campus São Sebastião.)

• Este minicurso acontecerá somente no dia 5 nov.

Minicurso 3: “Práticas culturais e ensino: pesquisando o ensino de Língua Portuguesa” (prof. Heródoto/ IFPA)

16h-18h: Mesa redonda 1: TEMA: A formação de leitores literários, com as conferências “A mediação de leitura literária: fundamentos para a formação de leitores em sala de aula” (prof. Nilo Carlos /UFPA) e “Contação de histórias e letramento literário na pandemia” (prof. Silvia Silva/IFPA)

Mediação: a confirmar

- Dia 05 de novembro (Segundo dia do evento)

9h-10h: Palestra de abertura: TEMA: “O participante do Enem e o graduando do Curso de Letras” (prof. Alfredo Maués/IFPA)

10h-11h: Palestra - TEMA: “Ensaio sobre a cegueira como exemplo de distopia” (prof. Jean Pierre Chauvin/USP)

11h-12h: (Continuação das Sessões de Comunicações)

14h-16h: Minicursos (continuação) (via google meet)

16h-18h: Mesa-Redonda 2 - TEMA: Metodologia de Ensino de Língua Materna no Curso de Letras, com as conferências: “Estratégias de leitura dos textos midiáticos à luz da análise do discurso científico para formação do leitor competente” (prof. Jair Lobo - IFPA) e “A construção do discurso e da crítica para a diversidade no Brasil”, segundo Paulo Freire (profa. Laurenir Peniche - IFPA).

Mediação: a confirmar

17: 10 - Encerramento com apresentação artístico-cultural com a cantora, ex-aluna de Letras do IFPA: Paty Flexa e sua banda.

Texto: Informações da equipe organizadora.