Página inicial > Últimas Notícias > Cartilha com dados da Iniciação Científica no Campus Belém vira Produto Educacional do PROFEPT/IFPA

• Publicado: Sexta, 29 de Outubro de 2021, 10h51
  • Última atualização em Sexta, 29 de Outubro de 2021, 12h12

A cartilha foi elaborada pela mestranda Tatianne Feitosa Soares, sob orientação do Prof. Haroldo de Vasconcelos Bentes, com o objetivo apresentar à comunidade acadêmica parte dos resultados da pesquisa “Contribuições da Iniciação Científica aos alunos do Ensino Médio Integrado do IFPA, Campus Belém”. O trabalho corresponde ao Produto Educacional de um artigo final do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto federal do Pará (IFPA), no ano de 2021.

A pesquisa revelou a percepção de alunos, orientadores e egressos do Programa, sobre os impactos provocados no processo de Iniciação Científica (IC). Além de apresentar parte desses resultados, a cartilha também mostra um pouco do histórico da IC na Instituição e o quê, alunos e pesquisadores, devem fazer para participar.

Contribuições à pesquisa e Gestão Institucional

Diante dos resultados das análises sobre a Iniciação Científica no IFPA Campus Belém apresentados pela mestranda Tatianne, percebe-se que o estudo traz contribuições importantes tanto para quem deseja conhecer e participar das ações de iniciação científica, como também à nível de gestão institucional, já que apresenta um panorama completo do programa, em termos quantitativos (recursos e número de bolsas ofertadas) e qualitativos.

Acesso e avaliação do produto pela comunidade

Acesse aqui o Produto Educacional (Cartilha). Após acessar o produto, pedimos que contribua com a finalização da pesquisa, registrando sua opinião no formulário eletrônico do link: Deixe sua opinião! É bem rápido para responder! O feedback da comunidade sobre o Produto Educacional é fundamental para a elaboração da dissertação da mestranda.

Sobre o ProfEPT

O ProfEPT é um programa de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, com um mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional, da área de Ensino, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, do Ministério da Educação. O curso tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica, visando tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado pertinentes à educação profissional de nível médio ou em espaços não-formais.

Saiba mais sobre o ProfEPT/IFPA: página do programa.