Página inicial > Últimas Notícias > IFPA oferta mais de 6 mil vagas em Processo Seletivo Unificado 2022 para cursos técnicos e superiores

• Publicado: Segunda, 01 de Novembro de 2021, 12h20
  • Última atualização em Segunda, 01 de Novembro de 2021, 12h20

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) lançou os editais do Processo Seletivo Unificado (PSU) para o ano letivo de 2022. São 2.940 vagas para Cursos Técnicos integrados, 1.445 vagas para Cursos Técnicos Subsequente e 1.628 para Cursos Superiores de Graduação. O período de inscrições é de 28 de outubro a 12 de novembro, exclusivamente pela internet, no site do processo seletivo do IFPA: https://prosel.ifpa.edu.br, onde também será possível encontrar todas as informações referentes à inscrição, seleção, resultado e habilitação de matrícula e possíveis alterações no edital. Não haverá cobrança de taxa de inscrição e nem provas.

Os cursos serão ofertados nos campi Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Avançado Vigia, Belém, Bragança, Breves, Cametá, Castanhal, Conceição do Araguaia, Itaituba, Marabá Industrial, Marabá Rural, Óbidos, Paragominas, Parauapebas Santarém e Tucuruí.

No Campus Belém, são 430 vagas nos Cursos Técnicos integrados, divididas em 14 cursos, são eles: Agrimensura, Desenvolvimento de Sistemas, Design de Interiores, Eletrônica, Edificações, Eletrotécnica, Estradas, Eventos, Mecânica, Metalurgia, Mineração, Química, Telecomunicações e Saneamento. Já nos Cursos Técnicos Subsequentes, são 580 vagas, divididas em 18 cursos, são eles: Agrimensura, Desenvolvimento de Sistemas, Design de Interiores, Eletrônica, Edificações, Eletrotécnica, Estradas, Eventos, Mecânica, Metalurgia, Mineração, Química, Telecomunicações e Saneamento, além de Hospedagem, Aquicultura, Segurança do Trabalho e Agente Comunitário de Saúde, ofertados apenas nesta modalidade.

O PSU 2022 será composto por três fases. A primeira é classificatória e consiste nas inscrições e classificação dos candidatos. A segunda fase é eliminatória e consiste na realização de procedimento de heteroidentificação dos candidatos autodeclarados pretos ou pardos, e, por fim, na terceira fase, será analisada a documentação para habilitação de matrícula dos candidatos aprovados na fase 1 para não autodeclarados pretos ou pardos, e na fase 1 e 2 para autodeclarados pretos ou pardos.

Os Cursos Técnicos Integrados são cursos regulares com duração de até quatro anos, realizados simultaneamente ao Ensino Médio e voltados para alunos concluintes do Ensino Fundamental ou ensino equivalente. Para este PSU, a seleção será pelo desempenho escolar, tendo como base as notas/conceitos obtidas no 6°, 7° e 8° anos, nas disciplinas de Língua Portuguesa ou Português, Matemática, Ciências, História e Geografia.

Os Cursos Técnicos Subsequentes são cursos regulares com duração de até dois anos, destinados a alunos que concluíram do Ensino Médio ou ensino equivalente. A seleção também será por desempenho escolar, portanto, no ato da inscrição, além da documentação exigida em edital, o candidato deverá apresentar um documento escolar contendo as notas/conceitos de aprovação nas disciplinas de Língua Portuguesa ou Português e Matemática obtidas no 1º e 2º anos do Ensino Médio.

O Campus Belém está também selecionando alunos para os Cursos de Graduação em graus de Bacharelado, Licenciatura ou Tecnologia. São 353 vagas, distribuídas em 13 cursos, são eles: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Materiais, Engenharia Elétrica, Gestão Hospitalar, Gestão Pública, Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Matemática e Pedagogia.

A seleção do candidato será pelo desempenho escolar, com base nas notas obtidas no 1° 2° anos do Ensino Médio ou Equivalente, nas disciplinas Língua Portuguesa ou Equivalente, Matemática, Geografia, História, Biologia, Física e Química ou equivalentes.

Cursos Técnicos Integrados: https://prosel.ifpa.edu.br/psu-tecnico-integrado-2022

Cursos Técnicos Subsequentes: https://prosel.ifpa.edu.br/psu-tecnico-subsequente-2022

Cursos de Graduação: https://prosel.ifpa.edu.br/psu-graduacao-2022