Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Seleção de novos alunos está com inscrições abertas até 18 de novembro
Início do conteúdo da página
PSU 2022

Seleção de novos alunos está com inscrições abertas até 18 de novembro

  • Publicado: Sexta, 12 de Novembro de 2021, 13h14
  • Última atualização em Sexta, 12 de Novembro de 2021, 14h13

 

As inscrições para a seleção de novos estudantes do campus Belém seguem abertas até a próxima quinta-feira (18). Neste Processo Seletivo, o campus oferece vagas para os cursos técnicos Integrados ao Ensino Médio para alunos que já concluíram ou vão concluir o 9º ano em 2021, Subsequentes e para os cursos de Graduação, destinados aos alunos que já concluíram ou vão concluir o Ensino Médio em 2021.

As inscrições são realizadas exclusivamente pela internet, no site do processo seletivo do IFPA: https://prosel.ifpa.edu.br, onde também estão disponíveis todas as informações referentes à inscrição, seleção, resultado e habilitação de matrícula e possíveis alterações no edital. Não haverá cobrança de taxa de inscrição e nem provas.

O PSU 2022 será composto por três fases. A primeira é classificatória e consiste nas inscrições e classificação dos candidatos. A segunda fase é eliminatória e consiste na realização de procedimento de heteroidentificação dos candidatos autodeclarados pretos ou pardos (APENAS PARA OS CANDIDATOS DO SISTEMA DE COTAS), e, por fim, na terceira fase, será analisada a documentação para habilitação de matrícula dos candidatos aprovados na fase 1 para não autodeclarados pretos ou pardos, e na fase 1 e 2 para autodeclarados pretos ou pardos.

Os Cursos Técnicos Integrados são cursos regulares com duração de até quatro anos, realizados simultaneamente ao Ensino Médio e voltados para alunos concluintes do Ensino Fundamental ou ensino equivalente. Para este PSU, a seleção será pelo desempenho escolar, tendo como base as notas/conceitos obtidas no 6°, 7° e 8° anos, nas disciplinas de Língua Portuguesa ou Português, Matemática, Ciências, História e Geografia.

Os Cursos Técnicos Subsequentes são cursos regulares com duração de até dois anos, destinados a alunos que concluíram do Ensino Médio ou ensino equivalente. A seleção também será por desempenho escolar, portanto, no ato da inscrição, além da documentação exigida em edital, o candidato deverá apresentar um documento escolar contendo as notas/conceitos de aprovação nas disciplinas de Língua Portuguesa ou Português e Matemática obtidas no 1º e 2º anos do Ensino Médio.

Além do campus Belém, o PSU 2022 também é realizado nos campi Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Bragança, Breves, Conceição do Araguaia, Castanhal, Itaituba, Marabá Industrial, Paragominas, Parauapebas, Santarém e Tucuruí, selecionando alunos para os Cursos de Graduação em graus de Bacharelado, Licenciatura ou Tecnologia. A seleção do candidato será pelo desempenho escolar, com base nas notas obtidas no 1° 2° anos do Ensino Médio ou Equivalente, nas disciplinas Língua Portuguesa ou Equivalente, Matemática, Geografia, História, Biologia, Física e Química ou equivalentes.

 Cursos Técnicos Integrados: https://prosel.ifpa.edu.br/psu-tecnico-integrado-2022

Cursos Técnicos Subsequentes: https://prosel.ifpa.edu.br/psu-tecnico-subsequente-2022

Cursos de Graduação: https://prosel.ifpa.edu.br/psu-graduacao-2022

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->