Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > IFPA na Ciência > Simulation of the Scalar Transport above and within the Amazon Forest Canopy
Início do conteúdo da página

Simulation of the Scalar Transport above and within the Amazon Forest Canopy

Publicado: Sexta, 10 de Dezembro de 2021, 16h27 | Última atualização em Sexta, 10 de Dezembro de 2021, 16h28
Resumo do trabalho
 
O modelo de simulação PALM (parallelized large-eddy simulation model) foi usado para o melhor entendimento das trocas turbulentas de um escalar passivo acima e dentro de uma região florestada localizada na região central Amazônia. Condições de vento fraco (2 m/s) e forte (6 m/s) foram simuladas. Um escalar passivo fonte foi introduzido ao chão da floresta para ambas simulações. As simulações reproduziram as principais características do fluxo turbulento e do transporte do passivo escalar entre as regiões dentro da floresta e a atmosfera acima da copa. Em destaque, as condições de vento forte e fraco apresentaram diferentes estruturas turbulentas que impulsionaram diferentes padrões de troca do escalar, tanto dentro como fora da floresta. Estes resultados mostram como a concentração do escalar passivo é influenciada pela velocidade do vento na altura da copa das árvores. Além disso, velocidades de vento mais altas estão relacionadas a regimes mais fortes de intrusão e ejeção, gerando mais plumas intensas que são capazes de reduzir a concentração de escalares passivos dentro do dossel da floresta. Este trabalho foi o primeiro que utilizou o PALM para investigar o transporte de escalar entre a floresta tropical amazônica e a atmosfera.
 
O artigo foi publicado na Revista Atmosphere (fator de impacto 2.686) e qualis A2 (Ciências Ambientais e Educação).
 
 
Autores: Edivaldo M. Serra-Neto; Hardiney S. Martins; Cléo Q. Dias-Júnior; Raoni A. Santana; Daiane V. Brondani; Antônio O. Manzi; Alessandro C. de Araújo; Paulo R. Teixeira; Matthias Sörgel  e Luca Mortarini.
 
O trabalho foi iniciado durante a iniciação científica do egresso Edivaldo Meninea Serra Neto, estudo que evoluiu para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Física-Licenciatura do Campus Belém. O aluno foi orientado pelo professor Cléo Quaresma Dias Júnior e coorientado pelo prof. Hardiney dos Santos Martins. 
 
O trabalho completo pode ser acessado nesse link: https://www.mdpi.com/2073-4433/12/12/1631.
 
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->