Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Projeto vinculado ao Programa IF Mais Empreendedor Nacional 2021 realiza evento de encerramento
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Projeto vinculado ao Programa IF Mais Empreendedor Nacional 2021 realiza evento de encerramento

  • Publicado: Terça, 14 de Dezembro de 2021, 22h50
  • Última atualização em Sábado, 18 de Dezembro de 2021, 08h06

O Projeto “Remodelagem Criativa de Negócios: o ensino empreendedor conectado a soluções inovadoras de mercado” foi um dos contemplado na chamada nacional do Programa IF Mais Empreendedor Nacional, edição 2021. No IFPA foram sete projetos contemplados, sendo que o de Remodelagem Criativa de Negócios foi executado no Campus Belém, sob coordenação do prof. Jordanio Silva Santos. No escopo de projeto era previsto a etapa de encerramento, denominada I Mostra de Remodelagem Criativa de Negócios, que ocorrerá no dia 18/12/21, das 8:30 às 12:00, on-line, via plataforma google meet.

A I Mostra de Remodelagem Criativa de Negócios é a etapa de socialização dos resultados das pesquisas e aplicações dos bolsistas, organizado para que eles realizem as apresentações do Plano de Negócios (Remodelagem) aos empresários, a alunos do IFPA e público interessado.

Inscrição de participante

A inscrição pode ser realizada por todos os interessados em participar do evento. Haverá emissão de certificados aos participantes. O link para acessar a sala virtual está disponível na página do evento (https://sigeventos.ifpa.edu.br/evento/MRCN2021), na parte da programação. Link de acesso à sala virtual do meet> meet.google.com/ehp-xecy-ntp.

Para se inscrever basta clicar no canto superior direito da tela (menu acessar) e fazer o login com a mesma senha do SIGAA (no caso de servidores e discentes). Os participantes externos precisam realizar o cadastro (opção cadastre-se) e gerar a senha antes de entrar.  Em seguida, acesse clicando na opção sem vínculo.

Equipe do projeto

A equipe do projeto foi composta por 06 bolsistas, 03 servidores colaboradores internos e 04 colaboradores externos. Os bolsistas promoveram a remodelagem de 05 empreendimentos econômicos em funcionamento na cidade de Belém-PA (Cartório Santiago Teixeira, Imaginaria Entretenimentos, Boteco do Espeto na Brasa, Escola Berço de Belém e Casa Sete).

A dinâmica de funcionamento do projeto contemplou desde o início, o protagonismo dos bolsistas, a realização de trabalhos em equipe, a comunicação sem barreiras e muito entusiasmo. Dessa forma, após cada sessão de modelagem surgiam as contribuições de melhorias aos empreendimentos, potencializando pela evolução dos bolsistas no domínio das temáticas a serem incorporadas às análises dos negócios afetados pela pandemia. 

Habilidades e competências discentes 

O processo de trabalhos em equipe proporcionou resultados importantes como: Desenvolvimento pessoal, Melhorias na capacidade do trabalho em equipe, Desenvolvimento de habilidades e atitudes empreendedoras, autonomia discente no processo de aprendizagem, aproximações ao mundo do empreendedorismo, maior poder de argumentação e objetividade; e valorização do conhecimento disciplinar que foram aplicados nas etapas do projeto.

No âmbito do ensino, pesquisa e extensão, a essência do projeto foi potencializar a capacidade de aprender fazendo. Os comandos para as atividades eram realizados de forma antecipadas, direcionando-os para a realização de diagnósticos, sempre priorizando o protagonismo dos bolsistas, mediadas pelo coordenador, com as contribuições dos colaboradores do projeto. Isso exigia que realizassem pesquisas prévias, promovessem análises aplicadas aos segmentos de negócios, avaliassem as melhores alternativas e promovessem as socializações em encontros síncronos.

Segmentos econômicos atendidos

Serventia extrajudicial de notas e registro civil de pessoas naturais;
Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas;
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo;
Restaurantes e similares;
Educação infantil; 

Cursos de vínculo dos bolsistas

Cursos de Tecnologia em Gestão hospitalar, Tecnologia em Gestão Pública, Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação e Licenciatura em Ciências Biológicas. 

Coordenação no IFPA

Coordenador do Projeto: Prof. Jordanio Silva Santos / Campus Belém
Coordenadora institucional do programa: Nayara Cristina de Melo/Proex
 

Servidoras voluntárias do projeto - IFPA Campus Belém  

Profa. Andrea de Melo Valente
Profa. Maria Helena Cunha Oliveira
Profa. Neila Waldomira do Socorro Sousa
 

Colaboradores Externos

Maralí Silva Santos - Profa. do Instituto Federal do Maranhão - IFMA
Lucianne do Socorro Nascimento Araújo - Nutricionista e servidora da SESPA/PA;
Hugo Silva Vieira - Empresário contábil
Ian Blois Oliveira - Empresário contábil
registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->