Página inicial > Últimas Notícias > Alunos e professores do IFPA Campus Belém realizam o II Festival Encantos Amazônicos

• Publicado: Segunda, 14 de Fevereiro de 2022, 17h41
  • Última atualização em Segunda, 14 de Fevereiro de 2022, 17h44

Aconteceu na manhã do dia 05 de fevereiro, no Horto Municipal em Belém, o II Festival Encantos Amazônicos. O evento pôde facilmente ser resumido em apenas uma palavra: Encantador, reunindo um público apaixonado pelo folclore, desde quem foi à praça apenas para relaxar e acabou se deparando com o evento, até aqueles que foram exclusivamente para apreciar a programação.

O evento promoveu o imaginário amazônico percorrendo as mais diversas lendas e mitos da Amazônia, e contou com apresentação de teatro, contação de lendas e poesias, proporcionando ao público conhecer melhor os diversos personagens que habitam o folclore regional, além refletir sobre a importância da preservação da floresta e das narrativas que enriquecem a nossa cultura.

A programação também contou com uma Eco Feira e a  apresentação do grupo de carimbó Jardim das Rosa, que contagiou o público com suas belas performances, representando as diversas lendas e mitos da nossa região, materializando histórias e mostrando a riqueza e a força do imaginário da Amazônia.

O festival também teve a participação de ilustres personalidades como os escritores Antônio Juraci Siqueira e o professor Paulo Maués Corrêa, um dos principais pesquisadores da nossa cultura, onde o público também pôde ter a oportunidade de um bate papo e conheceu um pouco mais sobre os estudos voltados para a literatura e cultura amazônica.

Para o Docente Renan Nogueira, Coordenador do II Festival Encantos Amazônicos o evento foi encantador e já lança o convite para a próxima edição. “Foi uma manhã cultural, lúdica e, ao mesmo tempo, reflexiva e educativa, proporcionado aos participantes do evento. Quem foi pôde apreciar as artes, as narrativas e os seres encantados que passaram por lá, quem não foi, só resta esperar a próxima edição, que, com certeza, também será igualmente encantadora”.

O II Festival Encantos Amazônicos é um projeto de extensão apoiado pelo IFPA, por meio do edital 01/2021 IFPArt da Pró-Reitoria de Extensão ─ PROEX, realizado pelos discentes e docentes da turma I2242MC do curso Técnico em Eventos do IFPA Campus Belém, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente ─ SEMMA e com o Núcleo de Difusão, Tecnologia, Pesquisa e Inovação – NDTPI do IFPA Campus Belém.