Página inicial > Últimas Notícias > Instituto Federal Pará realiza de 16 a 18 de março seminário de formação de professores

• Publicado: Segunda, 14 de Março de 2022, 14h29
  • Última atualização em Segunda, 14 de Março de 2022, 14h29

O Seminário dos Programas de Formação Docente do Instituto Federal do Pará (IFPA) 2022 será on-line e ocorre no período de 16 a 18 de março. O encontro é organizado pela Pró-reitoria de Ensino (Proen), visa promover a socialização dos conhecimentos, experiências vivenciadas nos programas na modalidade remota, as possibilidades e percalços da articulação teórico-prática em tempos adversos para a educação e a aproximação de alunos e professores vinculados aos programas institucionais Pibid, Residência Pedagógica e Parfor. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no período de 10 a 15 de março pelo link: https://www.even3.com.br/pibidrespedagogicaparfor/

A programação terá palestras, mesas de relatos de experiências formativas nos diversos níveis de ensino e áreas das licenciaturas do IFPA. Os estudantes serão acompanhados por um professor da escola de educação básica, designado supervisor, com formação e atuação na mesma área de ensino do licenciando e por um docente de sua instituição de ensino superior, designado coordenador de área. Apresentações de trabalho poderão ser efetivadas por meio de: comunicação oral, pôster e vídeos expositivos.

PIBID no IFPA

No IFPA, hoje, o PIBID é constituído por cinco subprojetos, com sete coordenadores de área, 18 supervisores, 144 bolsistas de iniciação à docência e 36 discentes voluntários de seis cursos de licenciatura, atendendo 18 escolas da rede pública de educação básica de 12 municípios paraenses.

Residência Pedagógica

O Programa de Residência Pedagógica induz ao aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado por meio da imersão do licenciando em uma escola de educação básica, contemplando, entre outras ações, regência de sala de aula e intervenção pedagógica. O residente é acompanhado por um professor da escola, designado preceptor, e por um docente da IES, designado professor orientador.

No IFPA, atualmente o Programa de Residência Pedagógica é constituído por 5 subprojetos, com 120 residentes bolsistas de 5 cursos de licenciatura, atendendo 15 escolas da rede pública de educação básica de 11 municípios paraenses.

Parfor

O Parfor é um programa emergencial criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para permitir aos professores em exercício na rede pública de educação básica o acesso à formação superior exigida na Lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDB). No IFPA, o Parfor funciona com cinco turmas especiais do curso de Licenciatura em Pedagogia (Campus Belém), ofertadas em Belém, Bragança, Castanhal, Concórdia do Pará e Tomé-Açu, atendendo 126 professores da educação básica. Os professores cursistas são em sua maioria professores da educação básica provenientes da área rural e que estão cursando a 1ª licenciatura.

Dos 178 alunos matriculados inicialmente nessas turmas, 126 estavam cursando em 2020, com média de 28% de evasão, similar a 2019. Os estudantes estão divididos nas cinco turmas da seguinte forma: 21 estudantes em Belém, 24 em Bragança, 24 em Castanhal, 26 em Concórdia do Pará e 31 em Tomé-açu.

Consulte a programação aqui