Página inicial > Últimas Notícias > Informe Saúde > Informe Saúde: Março Lilás

Informe Saúde: Março Lilás

• Publicado: Terça, 15 de Março de 2022, 12h26
  • Última atualização em Terça, 15 de Março de 2022, 12h36

O câncer do colo do útero é caracterizado pela replicação desordenada do epitélio de revestimento do órgão, comprometendo o tecido subjacente (estroma) e podendo invadir estruturas e órgãos contíguos ou à distância.

Caracteriza-se como uma doença de desenvolvimento lento, que pode cursar sem sintomas em fase inicial e evoluir para quadros de sangramento vaginal intermitente ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada com queixas urinárias ou intestinais nos casos mais avançados.

É prevenível e curável que quando diagnosticada na fase inicial tem elevado índice de sucesso no tratamento. O tratamento adequado e sem atrasos é um fator prognóstico importante.

FATORES DE RISCO PARA O CÂNCER DE COLO DE ÚTERO

A infecção pelo vírus HPV tem papel importante no desenvolvimento anormal das células do colo do útero e na sua possível transformação em células cancerosas. Quase todos os casos de câncer de colo do útero estão relacionados ao HPV. Porém, nem toda infecção evolui para o câncer.

A principal forma de prevenção contra o HPV é o uso de preservativo nas relações sexuais.

Além da infecção pelo vírus HPV, outros fatores de risco para o câncer de colo de útero são:

- Atividade sexual com múltiplos parceiros;

- Atividade sexual sem proteção;

- Tabagismo;

Más condições de higiene;

Ser portadora do vírus HIV;

Infecção por clamídia;

Obesidade.

SINAIS E SINTOMAS DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO

Por ser uma doença de desenvolvimento lento, a fase inicial do câncer de colo de útero não costuma apresentar sinais e sintomas. Em estágios mais avançados ou quando já acometeu outras regiões, a doença pode causar:

- Sangramento vaginal anormal;

- Sangramento e dor após a relação sexual;

- Menstruação mais longa que o comum;

- Dor abdominal;

- Secreção vaginal anormal, acompanhada ou não de sangue.

O CÂNCER DE COLO DE ÚTERO NO BRASIL

No Brasil o câncer de colo uterino ocupa o terceiro lugar entre as neoplasias malignas entre as mulheres com 15,43 casos por 100.000 mulheres ao ano e o quarto em mortalidade.

O câncer do colo do útero é um importante problema de saúde pública no Brasil e no mundo, mesmo sendo uma neoplasia evitável, com base em medidas de prevenção primária (vacina contra o HPV) e prevenção secundária (exames de rastreamento) de comprovada eficácia e efetividade.

O CÂNCER DE COLO DE ÚTERO PODE SER PREVENIDO?

Sim. A prevenção pode ser feita de duas formas: por meio da vacina contra o HPV, recomendada pelo Ministério da Saúde (MS), e pela forma tradicional, que consiste na detecção precoce. Esta consiste no rastreamento do câncer inicial e de suas lesões precursoras através do exame citopatológico (exame de Papanicolau).

O exame Papanicolau

Nesse exame, também chamado de "preventivo" ou "exame de lâmina", um profissional de saúde coleta material do colo do útero e coloca numa lâmina de vidro que, posteriormente, será enviada para um laboratório. Na hipótese de a análise indicar células anormais ao microscópio, dentre elas e as mais importantes, as relacionadas às lesões precursoras do câncer do colo do útero, a paciente é encaminhada para confirmação diagnóstica e tratamento. “Detectada a possibilidade de presença de uma lesão precursora, a mulher deve ser encaminhada para colposcopia, exame ginecológico no qual um médico observará o colo do útero através de uma lente de aumento e em seguida, aplicará substâncias que irão ressaltar as alterações de superfície do colo do útero.

O exame de Papanicolau deve ser realizado a cada três anos após dois exames normais com intervalo de um ano e entre os 25 e 64 anos.

Referências:

Instituto Nacional do Câncer - INCA: https://www.inca.gov.br/controle-do-cancer-do-colo-do-utero/fatores-de-risco

Pfizer: https://www.pfizer.com.br/sua-saude/oncologia/cancer-de-colo-de-utero

Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia: https://www.febrasgo.org.br/pt/sobre-a-campanha-cancer-de-colo-de-utero

Fiocruz: https://portal.fiocruz.br/noticia/prevencao-ao-cancer-do-colo-do-utero