Página inicial > Últimas Notícias > Campus Belém lança Chamada Pública para vagas dos cursos técnicos

Campus Belém lança Chamada Pública para vagas dos cursos técnicos

• Publicado: Segunda, 21 de Março de 2022, 18h23
  • Última atualização em Segunda, 21 de Março de 2022, 18h40

O Campus Belém do Instituto Federal do Pará (IFPA) vai abrir Chamada Pública para preencher as vagas remanescentes do Processo Seletivo Unificado 2022 (PSU). São 268 vagas para o curso técnico na forma de oferta Subsequente e 137 vagas para a forma de oferta Integrada ao Ensino Médio. Todos os cursos são na modalidade de ensino presencial, para ingresso no 1° semestre do ano letivo de 2022.

A seleção será realizada em duas etapas eliminatórias e classificatórias. A primeira consiste na pré-inscrição on-line, que deve ser realizada no período de 23 a 24 de março, por meio do link: https://www.sympla.com.br/chamada-publica-2022---cursos-tecnicos__1522190. Após a etapa de pré-inscrição on-line, o candidato que for classificado deverá comparecer ao procedimento de Heteroidentificação, caso tenha se inscrito em cota, e à habilitação de matrícula para apresentar a documentação obrigatória.

A etapa de habilitação de matrícula será realizada nos dias 11, 12, 13, 18 e 19 de abril, no Auditório Central do Campus Belém. O preenchimento das vagas será realizado a partir da classificação de acordo com a ordem cronológica de inscrição. Somente terá habilitação de matrícula deferida o candidato que apresentar toda a documentação obrigatória para ocupação das vagas remanescentes, conforme a modalidade de concorrência.

Pode participar qualquer candidato que cumpra com a documentação obrigatória para matrícula, independente de ter participado ou não do PSU, desde que já tenha concluído o Ensino Fundamental ou ensino equivalente, caso deseje uma vaga na modalidade Integrada. Para concorrer a uma vaga no curso da modalidade Subsequente, é preciso ter concluído o Ensino Médio ou equivalente. Não haverá cobrança de taxa para realização da matrícula.

Se o candidato não puder comparecer, a manifestação de interesse poderá ser feita por procurador devidamente constituído pelo candidato por meio de procuração simples, com poderes específicos para este fim e firma reconhecida, devendo apresentar os documentos obrigatórios para matrícula do candidato, a procuração e seu documento de identidade (original e cópia), Caso o candidato seja menor de idade, a manifestação de interesse também poderá ser realizada pelo pai ou mãe ou responsável legal, devendo apresentar os documentos obrigatórios para matrícula do candidato e seu documento de identidade (original e cópia).

Do total de vagas ofertadas por curso e turno, no mínimo, 50% são reservadas a candidatos egressos de escola pública, e constituem o sistema de cotas (Lei nº 12.711/2012, alterada pela Lei nº 13.409/2016), as demais vagas são de ampla concorrência. As vagas de ampla concorrência serão preenchidas por candidatos, independente de serem egressos de escola pública ou privada.

Acesse aqui a página de acompanhamento do processo seletivo.

Texto: Livea Colares | ASCOM IFPA Reitoria