Página inicial > Últimas Notícias > IFPA lança manual de normalização de trabalhos acadêmicos

IFPA lança manual de normalização de trabalhos acadêmicos

• Publicado: Quarta, 23 de Março de 2022, 16h54
  • Última atualização em Quarta, 23 de Março de 2022, 16h54

Os estudantes dos cursos técnicos, da graduação e da pós-graduação têm uma nova referência para elaboração de trabalhos acadêmicos. O Instituto Federal do Pará (IFPA), por meio de ação conjunta da Pró-reitoria de Ensino e o Centro de Tecnologias em Educação a Distância (Ctead), acaba de lançar o Manual de Elaboração de Trabalhos Acadêmicos e de Conclusão de Curso – Edição 2022 a 2026, com o objetivo de orientar e normalizar as publicações técnico-científicas no âmbito institucional.

Organizado e elaborado pelas bibliotecárias servidoras do Instituto – Eliana Amoedo de Souza Brasil, Doris Campos Mendonça, Adélia de Moraes Pinto, Gisela Fernanda Monteiro Danin integrantes do Comitê Gestor do Sistema Integrado de Bibliotecas do IFPA –, a publicação apresenta a estrutura do trabalho acadêmico e científico, os modelos e  os elementos das estruturas do trabalho, como utilizar as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) aplicáveis à produção acadêmica e trabalhos de conclusão de curso, tais como livros, periódicos, eventos científicos, trabalho de conclusão de curso (TCC), monografias, documentos em meio eletrônico, documento audiovisual, partitura, patentes, normas técnicas, documento iconográfico e regras de entrega do trabalho acadêmico à biblioteca.

A vice-presidente do Comitê Gestor do Sistema Integrado de Bibliotecas do IFPA Luana Silva explica que o manual é muito importante para a padronização dos trabalhos acadêmicos em nível institucional e com o objetivo de orientar desde o planejamento até a apresentação dos trabalhos acadêmicos produzidos na Instituição. Traz as atualizações de algumas normas da ABNT, as regras gerais de formatação, citações, uso de siglas, ilustrações, tabelas, estrutura dos trabalhos e elaboração de referências revisadas e atualizadas, e outras.  “Tem o intuito de facilitar o acesso no momento da produção científica, relacionado às diferentes modalidades de trabalhos acadêmicos que são apresentados à instituição como condição para conclusão de cursos”.

A normalização apresentada no manual tem por base as Normas de Documentação e Informação da ABNT 10520, 12225, 14724, 6034, 6024, 6027, 6023, 6028 e outras normas presentes em manuais para normalização de publicação de trabalhos acadêmicos. Para a melhor compreensão dos usuários da publicação, de forma didática, foram incluídos exemplos, desenhos, listas e modelos de formatação que são obrigatórios na formatação dos trabalhos acadêmicos a serem entregues para conclusão de curso no IFPA.

O documento é a segunda edição, uma versão revisada do manual que vigorou de 2015 a 2020. É composto por 65 páginas e foi aprovado pelo Conselho Superior do IFPA (Consup) por meio da Resolução Nº 644/2022 de 3 de março de 2022. Esta versão é a primeira edição e vigorará de 2022 a 2026, podendo ser revisada após este período.

Acesse e baixe aqui o Manual de Normalização do IFPA.

O manual também está diponível no Guia do Estudante do IFPA Campus Belém, no endereço https://belem.ifpa.edu.br/guiadoestudante