Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do curso de Gestão Hospitalar visitam comunidade ribeirinha para firmar parcerias em ações de extensão, pesquisa e ensino

• Publicado: Terça, 19 de Abril de 2022, 16h15
  • Última atualização em Terça, 19 de Abril de 2022, 16h15

Alunos do curso de Graduação em Gestão Hospitalar do IFPA Campus Belém, sob a coordenação e orientação da professora e pesquisadora Michelle Pereira, visitaram a Ilha de João Pilatos, no município de Ananindeua, na manhã do dia 14 de abril, para uma reunião com a Associação de Moradores da Ilha e o Fórum de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres de Ananindeua. O encontro teve como objetivo firmar futuras parcerias em ações de extensão, pesquisa e ensino.

“Formos convidados pela equipe do Fórum de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres de Ananindeua para conhecer a comunidade de João Pilatos e saber se haveria a possibilidade de ser feito algum trabalho no campo da extensão, pesquisa e ensino, por meio do curso de Gestão Hospitalar e demais áreas do IFPA Campus Belém. A comunidade João Pilatos é uma comunidade que não tem programas sociais, uma comunidade de 297 habitantes. Nosso intuito foi ouvir, fazer uma incursão, observar toda comunidade e trazer essa demanda”, conta a professora Michelle Pereira.

Ainda de acordo com a coordenadora do curso de Gestão Hospitalar, as futuras parcerias podem render boas ações para a comunidade ribeirinha.

“Há diversas possibilidades de ações no campo da saúde. Agora com a aprovação do Projeto de Lei n° 135/2020, que tornará as Ilhas de Ananindeua patrimônio cultural de natureza imaterial do Pará, acreditamos que isso vai melhorar o turismo. A comunidade precisa de apoio técnico em diversas áreas como a turística, de pesca e aquicultura, de saneamento e saúde, entre outras. O objetivo desse diálogo é firmar essas parcerias para desenvolvermos alguns projetos, como ações de saúde e outras ações nas demais áreas. Nós estamos iniciando o projeto Saúde e Cidadania, que já foi implantado em outras comunidades e agora vamos levar para a ilha de João Pilatos. ”, revela.

Para que a reunião pudesse ser realizada, os participantes contaram com o apoio do Corpo de Bombeiros, que realizou o deslocamento das equipes até a ilha.