Página inicial > Últimas Notícias > I Encontro do Núcleo de Pesquisa em Educação e Cibercultura (NUPEC).

I Encontro do Núcleo de Pesquisa em Educação e Cibercultura (NUPEC).

• Publicado: Terça, 10 de Mai de 2022, 11h16
  • Última atualização em Terça, 10 de Mai de 2022, 11h27

O Núcleo de Pesquisa em Educação e Cibercultura foi idealizado em 2020 como reação ao uso indiscriminado das tecnologias digitais e das redes sociais para propagação de notícias falsas, desinformação, ataques à ciência e a educação.

Vinculado ao Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Cultura, Educação é Política (GICEP – IFPA), nossa missão é oferecer ao público frequentador do ciberespaço conteúdos acadêmico em nível básico e superior que informem e discutam o papel das tecnologias digitais no mundo contemporâneo.

Ao longo destes 2 anos de existência os bolsistas e pesquisadores do núcleo já participaram de 10 eventos nacionais e internacionais e publicaram 32 trabalhos, entre resumos simples, resumos expandidos, comunicações orais e artigos em periódicos indexados.

As postagens do NUPEC em suas redes sociais realizadas todas às terças e quintas-feiras, por sua vez, alcançaram mais de 28 mil pessoas em todo o mundo (dados consolidados até fevereiro de 2022).

Para celebrar esses 2 anos de atuação, será realizado o I Encontro do NUPEC nos dias 11 e 12 de maio com o tema “Sociabilidades virtuais e educação”. O evento constitui-se de apresentações de trabalhos resultantes das pesquisas realizadas pelo(a)s bolsistas que atuam no núcleo no interstício 2021-2022 com financiamento do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (CNPq), da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisa do Pará (FAPESPA), da Pro-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) e da Diretoria de Pesquisa e Inovação (DPI – Campus Belém).

O evento contará ainda com a banca de avaliação da monografia intitulada “‘Bandido bom é bandido morto’? Análise do discurso crítico aplicada a reações e comentários sobre chacinas publicadas pelo jornal Diário Online em sua página do Facebook da estudante de Especialização em Saberes, Linguagens e Práticas Educacionais na Amazônia, Vivianne Carolina Oliveira de Sousa Leite.

O I Encontro do NUPEC é destinado a estudantes do ensino médio-técnico e da graduação, docentes e técnicos administrativos do IFPA Campus Belém interessados na temática da cibercultura. Saiba  mais e veja a programação completa no site do evento https://nupecifpa.com/iencontronupec/