Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Professora do campus Belém defende memorial nesta sexta-feira (10)
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Professora do campus Belém defende memorial nesta sexta-feira (10)

  • Publicado: Quarta, 08 de Junho de 2022, 16h19
  • Última atualização em Quinta, 09 de Junho de 2022, 10h24

 

A professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Ana Patrícia de Oliveira Fernandez, defende memorial na sexta-feira (10), no miniauditório do bloco M no Campus Belém. A apresentação das memórias profissionais e acadêmicas, é condição para a progressão à carreira na classe de Professora Titular, o que requer a descrição da trajetória pessoal, referente às atividades de pesquisa, ensino, extensão, gestão e produção profissional. 

Graduada em Pedagogia pela UNAMA, Especialista em Psicologia da Educação pela PUC/MG, a professora possui Mestrado e Doutorado em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela UFPA. É Professora efetiva nos cursos de licenciatura do IFPA, com vínculo ao colegiado de Pedagogia do referido instituto. Preside o Grupo de Estudos Interdisciplanares sobre Teoria Social Cognitiva, no IFPA. E desenvolve pesquisas sobre a Teoria Social Cognitiva, nas áreas de crenças individuais e coletivas de eficácia, autorregulação da aprendizagem e desengajamento moral.  Colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública da UFPA.

Participou de projetos de pesquisa voltados para Crenças de Eficácia, Autorregulação da Aprendizagem e Desengajamento Moral em Contextos Variados, Construção de Software como Suporte para Autorregulação da Aprendizagem, Educação Inclusiva e PNEES. Publicou mais de 15 artigos em periódicos especializados. Elaborou capítulo no livro Filosofia, Formação e Educação, publicado pela Editora da UFPA em, 2008. (paragrafo)

Apresentou mais de 20 trabalhos em eventos científicos. E seis resumos em eventos internacionais. Participou de 36 bancas examinadoras para conclusão de Cursos, sendo, de defesa de TCC (04), de monografia (01), de qualificação de mestrado (14), de mestrado (16) e de doutorado (01). Participou de bancas de comissões julgadoras em 8 concursos públicos do IFPA. E de mais de 30 eventos científicos. Colaborou na organização de um seminário e um simpósio. Orientou 18 trabalhos em níveis de especialização, mestrado e iniciação científica.

Foi tutora e formadora do curso à distância de Educação Especial com enfoque em Altas Habilidades/Superdotação. Participou como avaliadora do Comitê Institucional do Programa de Iniciação Tecnológica e Inovação - PIBID no IFPA. Coordenou do Curso de Educação à Distância "Educação em Direitos Humanos" em 2010 no campus Belém. Presidente e membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Licenciatura em Pedagogia e do Curso de Licenciatura em Letras. Integra o Colegiado do Curso de Licenciatura em Pedagogia, Colegiado da Área de Ciências da Natureza. Coordena Curso de Licenciatura em Pedagogia do campus Belém do IFPA. Preside o Grupo de Pesquisas Interdisciplinares sobre Crenças de Eficácia Docente no campus Belém do IFPA. É credenciada como professora na categoria de "permanente", no Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Segurança Pública (PPGSP), do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), da Universidade Federal do Pará (UFPA).

 Conclui o memorial com gratidão e reconhecimento do esforço dispendido perante os desafios trajetória. “Pretendo, dentre outras coisas, seguir na docência e na pesquisa, mas desta vez, mobilizada para desenvolver projetos de extensão, tendo como base a Teoria Social Cognitiva aliada às discussões sobre a perspectiva dos estudos de gênero. Entendo que este debate sobre pautas identitárias dentro das escolas, com professores e com meninas e meninos das escolas públicas constitui-se como importante mecanismo de promoção de educação e de saúde mental das novas gerações”.

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->