Página inicial > Últimas Notícias > Projeto Pará.Bola: Aulas gratuitas de Futsal estão com inscrições prorrogadas até 20 de setembro

• Publicado: Sexta, 09 de Setembro de 2022, 12h14
  • Última atualização em Segunda, 19 de Setembro de 2022, 13h44

O IFPA Campus Tucuruí abre as inscrições para os interessados em participar das aulas gratuitas de Futsal promovidas pelo Projeto Pará.Bola, que tem como objetivos a promoção da prática do Futsal, a formação de equipes (masculina e feminina) nesse esporte com a sua profissionalização, além de realizar pesquisas nessa área. O projeto será desenvolvido nos campi Belém e Tucuruí e há vagas para pessoas sem ou com deficiência (auditiva ou visual). As inscrições foram prorrogadas e podem ser realizadas até 20 de setembro por meio de formulário on-line.

Para se inscrever para o Campus Tucuruí, os candidatos (sem deficiência) devem ser estudantes com matrícula ativa em estabelecimentos de ensino da Região do Lago de Tucuruí e ter idade entre 14 e 17 anos, podendo ser do sexo masculino ou feminino. Para esse público, há 70 vagas disponíveis. Já os candidatos com deficiência auditiva e visual também seguem os mesmos critérios sobre gênero e escolaridade (incluindo a possibilidade de fazerem parte da Associação de Pessoas com Deficiência), sendo necessário terem, no mínimo, 14 anos, mas sem limite de idade. São 30 vagas ofertadas para pessoas com deficiência.

Em relação aos candidatos que pretendem participar do projeto pelo Campus Belém, podem se inscrever as pessoas de ambos os sexos, entre 14 e 23 anos de idade e com matrícula ativa em instituições de ensino da capital paraense. São 150 vagas disponíveis, porém, neste momento, o projeto em Belém não poderá atender as pessoas com deficiência.

Após as inscrições, os candidatos passarão por duas fases do processo de seleção: a primeira será classificatória, a qual analisará se os inscritos estão dentro dos requisitos para a participação no projeto; e a segunda etapa será eliminatória, em que serão verificadas as habilidades dos candidatos no Futsal. Mais detalhes sobre o cronograma serão publicados em breve.

De acordo com a comissão organizadora do processo de seleção, o Projeto Pará.Bola terá duração de 2 anos, sendo que as atividades desenvolvidas pelo Campus Tucuruí acontecerão nos dias de segunda, terça e quinta-feira, das 18h às 21h, e no sábado, das 8h às 12h, com 2 aulas por semana. Já o Campus Belém realizará as aulas nos dias de segunda, terça, quarta e quinta-feira, no turno da manhã; e nos dias de terça, quarta e sexta-feira, no período da tarde.

Para realizar a inscrição, acesse:

Campus Tucuruí: https://docs.google.com/forms/d/1HTcbGkggbgS1tLH_k5UZkgdSsPG7n5jU563Y3LIyr5M/edit

Campus Belém: https://docs.google.com/forms/d/1bgcYOnD_qSzZQx047eJqSBYpbaUiW0sI3ski_sywxV4/edit

Ficha de Inscrição (anexar no formulário de inscrição)

Termo de Responsabilidade (anexar no formulário de inscrição)

Sobre o Projeto Pará.Bola – Academia & Futebol

O Projeto Pará.Bola - Academia & Futebol, no âmbito do IFPA, é um projeto de pesquisa e extensão. Trata-se de uma parceria com o Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, visando a implantação de núcleos de vivência e centros de excelência de estudos sobre o Futebol e suas derivações em 2 unidades do IFPA (campi Belém e Tucuruí), tendo como objetivo realizar pesquisas e oportunizar a prática do Futsal/Futebol a jovens com idade entre 14 e 23 anos, contribuindo para a formação integral dos participantes.

O projeto está sob a coordenação do professor Jairson Viana e, através da parceria com a 16° URE de Tucuruí, parte das atividades será realizada na quadra poliesportiva da EEEM Deputado Raimundo Ribeiro de Souza.