Página inicial > Últimas Notícias > Professor do curso de Pesca e Aquicultura do IFPA Campus Belém publica 1º artigo científico sobre o Aviú

• Publicado: Sexta, 09 de Setembro de 2022, 14h47
  • Última atualização em Sexta, 09 de Setembro de 2022, 15h08

O professor do curso de Pesca e Aquicultura do IFPA Campus Belém, Geilson Silva Tenório, publicou em conjunto com pesquisadores de outras instituições, o 1º artigo cientifico sobre o Aviú.

O artigo também é o 1º da tese de doutorado do professor, que trata sobre a espécie Acetes paraguayensis, endêmica da América do Sul, sendo a única que ocorre em águas completamente doces, segundo pesquisadores, e conhecida popularmente como aviú ou avium.

“A espécie de extrema importância ecológica, econômica e social, pois além de ser ligante trófico, servindo de presa para outras espécies de importância comercial, também é amplamente consumida pela população da Região Amazônica, onde sua pesca é artesanal e de subsistência. ”, destaca o professor.

De acordo com o professor Geilson, o artigo é o 1º que aborda especificamente sobre a espécie e as artes de pesca empregadas, pois apesar de ser bastante capturada há décadas, não se sabia, até o presente momento, como era realizada a mesma, nem outros aspectos bioecológicos, sendo completamente desconhecidos para a literatura científica.

“Assim, como este artigo (e outros que estão sendo produzidos e submetidos), a espécie acaba de "nascer", digamos assim, para a ciência. ”, revela o professor.

Autoria:

• Geilson Silva Tenório - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Belém (PA), Brazil
  • Israel Hidenburgo Aniceto Cintra - Universidade Federal Rural da Amazônia, Instituto Socioambiental e dos Recursos Hídricos – Belém (PA), Brazil
  • Paulo José de Oliveira Alves - Universidade Federal do Pará, Instituto de Geociências, Laboratório de Análises de Imagens do Trópico Úmido – Belém (PA), Brazil
  • Rauquírio Marinho da Costa - Universidade Federal do Pará, Instituto de Estudos Costeiros – Bragança (PA), Brazil
  • Tatiane do Nascimento Medeiros Rodrigues - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Ecologia Aquática e Pesca da Amazônia – Belém, (PA), Brazil
  • BIANCA SILVA BENTES - Universidade Federal do Pará

Confira o trabalho completo em https://www.pesca.sp.gov.br/boletim/index.php/bip/article/view/1652