Página inicial > Últimas Notícias > Programa Oficinas 4.0 recebe propostas de projetos de capacitação de estudantes

Programa Oficinas 4.0 recebe propostas de projetos de capacitação de estudantes

• Publicado: Segunda, 12 de Setembro de 2022, 17h29
  • Última atualização em Segunda, 12 de Setembro de 2022, 17h29

Professores do Instituto Federal do Pará (IFPA) já podem submeter projetos ao Oficinas 4.0, um programa de capacitação de estudantes composto por atividades extracurriculares, voltadas à construção de soluções para demandas reais, oriundas do setor produtivo, com o objetivo de desenvolver, em alunos do ensino técnico, de graduação e pós-graduação, as competências e habilidades requeridas pela Economia 4.0.

Lançado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, com o apoio técnico e operacional do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), o Edital de Chamamento Público é voltado para todas as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e foi trazido ao IFPA em uma ação conjunta da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppg) e da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

O programa visa promover a imersão de estudantes da Rede Federal em atividades de formação e pesquisa aplicada, com foco no desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas ao uso das tecnologias digitais, ao empreendedorismo e à inovação, demandadas pela Economia 4.0, pretende-se também capacitar professores de instituições da Rede Federal nas metodologias das Oficinas 4.0 e de orientação de projetos de inovação tecnológica e estimular a aproximação entre as instituições da Rede Federal e o setor produtivo, reforçando a articulação das atividades de ensino, de pesquisa e de extensão.

Cada proposta poderá ser contemplada com recursos financeiros de até R$ 68.000,00, valor destinado aos insumos de pesquisa, ao material de consumo e às bolsas. As instituições selecionadas deverão escolher um dos insumos de pesquisa, são eles: computador com Placa gráfica, óculos de realidade virtual, impressora 3D, mini CNC e equipamento de prototipagem com peças encaixáveis. O material de consumo escolhido pode ser o kit de prototipagem Robótica Arduino ou o kit de prototipagem para Sensoriamento Eletrônico (baseada em Raspberry Pi). A bolsa terá um valor mensal de R$1.200,00 para professor orientador e estudante de doutorado, R$1.000,00 para estudante de mestrado, R$800,00 para aluno de graduação e R$600,00 para o discente de ensino médio.

A submissão das propostas deve ser realizada de forma online, pelo professor orientador, através do link https://ifes20.selecao.net.br/informacoes/5/, até o dia 23 de outubro. Não há limite de quantidade de propostas a serem submetidas por cada instituição proponente. A proposta deve conter um projeto de inovação tecnológica relacionado à demanda real oriunda do setor produtivo e o prazo para a execução das propostas é de dez meses. Serão selecionadas 40 propostas de implementação das Oficinas 4.0, combinadas ao empreendedorismo e à inovação. O processo seletivo será composto com por duas etapas, a primeira é análise documental e a segunda consiste na avaliação da proposta.

Clique aqui para acessa o Edital na íntegra.

ANEXO I – Caracterização das oficinas 4.0

ANEXO II – Modelo estruturado para apresentação da proposta (retificação)

ANEXO III – Modelo de ofício de apoio institucional à proposta

ANEXO IV – Declaração de concordância da Instituição parceira