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Curso de Especialização em Educação para Relações Etnicorraciais

Publicado: Quarta, 30 de Setembro de 2015, 10h28 | Última atualização em Quinta, 01 de Outubro de 2015, 11h31

a)   1. Curso de Especialização em Educação para Relações Etnicorraciais com carga horária de 457 horas, patrocinado pelo MEC/SESU através do PROEXT/2007 - Implementando a Lei nº 10.639/2003 no CEFET - PA: implicações na formação docente. Tal curso foi ofertado para 80 egressos de licenciaturas, docentes e servidores da instituição. A oferta ocorreu em 2007.

MATRIZ CURRICULAR (VERSÃO 2007)

DISCIPLINA

CARGA HORÁRIA

Metodologia do Trabalho Científico I

45 h

Discurso e Relações de Poder e Relações Etnicorraciais

45 h

Reprodução da mão-de-obra Negra no Sistema Capitalista

45 h

Metodologia do Trabalho Científico II

40 h

O Negro e as Representações Sociais

45 h

Interdição do Negro no Contexto da Legislação Brasileira

42 h

O Ensino da Arte e a Lei 10.639/03

10 h

O Ensino da Historia e a Lei 10.639/03

10 h

O Ensino da Língua Portuguesa e a Lei 10.639/03

10 h

África, quem é você?

10 h

As Populações Indígenas e a Educação Básica

10 h

Educação e Relações Etnicorraciais: uma Responsabilidade Coletiva

10 h

A Formação de Professores no Contexto da Lei 10.639/2003

45 h

História Indígena e Indigenismo no Brasil

30 h

Analise Quantitativa de Dados nas Ciências Sociais

15 h

MONOGRAFIA

45 h

TOTAL

457h

 

FONTE: Diretoria de Ensino Superior. Dez/2007


a)  2. Segunda versão da Pós-graduação Lato Sensu em Educação para as Relações Etnicorraciais patrocinada pelo projeto UNIAFRO-SESU/SECAD/MEC iniciou em Agosto de 2008 com a inscrição de 234 candidatos, concorrendo a 120 vagas ofertadas. 

a)  3. Terceira oferta do Curso de Especialização em Educação para Relações Etnicorraciais tem início em maio de 2009 patrocinado pelo projeto UNIAFRO-SESU/SECAD/MEC, habilitando-se as 80 vagas ofertadas, 337 candidatos.

4. Quarta oferta do Curso de Especialização em Educação para Relações Etnicorraciais inicia em março de 2010 com a matriz reformulada constando de 460h e amplia sua oferta de vagas para 200 professores da Educação Básica nos campi do IFPA de Abaetetuba, Altamira, Belém, Bragança e Castanhal patrocinado pelo PROJETO UNIAFRO/2009.

MATRIZ CURRICULAR (VERSÃO 2010)

DISCIPLINA

CH

 

Tempo Geológico e Evolução no Continente Africano

20h

 

O Contexto Historiográfico e a Migração de mão-de-obra Escrava

20h

 

Etnologia Afro-brasileira: Velhas questões, novos desafios

20h

 

Interdição do Negro no Contexto da Legislação Brasileira I

20h

 

Metodologia do Trabalho Científico I

20h

 

Os Pressupostos Filosóficos, Pedagógicos e Políticos na Formação Docente, nas Perspectivas Africanas e Afrodescendente

20h

 

Relações Etnicorraciais e Relações Interdiscursivas

20h

 
 

Os componentes ideológicos do racismo: uma perspectiva histórica- antropológica

20h

 

Trabalho e Cultura no Campo

20h

 

África na Sala de Aula: Intervenções didático-metodológicas

20h

 

Doenças Hereditárias e ou Prevalentes na População Negra

20h

 

Políticas Públicas e ações reparadoras para o Afro-descendente

20h

 

Ideologia Imagética do Negro no Livro Didático

20h

 

Interdição do Negro no Contexto da Legislação Brasileira II

20h

 

Metodologia do trabalho Científico II

20h

 

A História do Movimento Negro no Brasil e no Pará

20h

 

Gênero e a condição da mulher negra na sociedade

20h

 

Estatística Aplicada

20h

 

Racismo e Identidade e Representações sociais

20h

 

Religiões Afro-brasileiras

20h

 

MONOGRAFIA E SEMINÁRIO INTEGRADOR

60h

 

TOTAL

460h

 

 

 

FONTE: Coordenação do Curso ERER. Março, 2010.


 

 

 
 

5. Quinta oferta do Curso de Especialização em Educação para Relações Etnicorraciais - 2012 - matriz reformulada 25/02/2012 – INÍCIO DO CURSO – AULA MAGNA – AGENOR SARRAF PACHECO 22/12/2012 - ENCERRAMENTO

       MATRIZ CURRICULAR (VERSÃO 2012)

 

DISCIPLINAS

CH

Bases Legais de Educação para as Relações Etnicorraciais e o Projeto Político Pedagógico

20 H

Currículo: Fundamentos Teórico-Metodológicos de uma Educação para as Relações Etnicorraciais

20 H

Ideologia, História e Cultura do Racismo: Uma Perspectiva da Antropologia da Educação

20 H

Hermenêutica das Relações Etnicorraciais nos PCN´S

20 H

Metodologia do Trabalho Científico

20 H

África no Currículo Escolar: Da Invisibilização à Aplicabilidade na Educação Básica

20 H

Metodologia Aplicada às Relações Etnicorraciais na Sala de Aula

20 H

História da Educação / Interdição do Negro no Contexto da Legislação Brasileira

20 H

Bases Biológicas para o Entendimento das Relações Etnicorraciais

20 H

Representações Sociais do Racismo

20 H

História da África Aplicada à Sala de Aula

20 H

Geografia da África Aplicada à Sala de Aula

20 H

Relações Etnicorraciais e Relações Interdiscursivas

20 H

Ideologia Imagética do Negro no Livro Didático

20 H

Interfaces Africanas na Formação do Campesinato Amazônico

20 H

Gênero e a Condição da Mulher Negra na Sociedade

20 H

História do Movimento Negro no Brasil e no Pará

20 H

O Contexto Historiográfico e a Migração de Mão-de-Obra Escrava

20 H

As Áfricas na sala de aula

20 H

Quilombo, Identidade e Território

20 H

Seminário Integrador e Monografia

60 H

TOTAL

460 H

FONTE: NEAB-IFPA. Março/2012.


6. Sexta oferta do Curso de Especialização em Educação para Relações Etnicorraciais - 2013  Aula Inaugural da versão 2013. TEMA: TRADIÇÕES AFRICANAS NA AMAZÔNIA MINISTRANTE: Professor Dr. AGENOR SARRAF PACHECO  AUDITÓRIO CENTRAL do IFPA campus Belém Dia 04/11/2013 18h30'Número de Vagas: 40 


7. Oferta do  Curso de Especialização em “Educação para Relações Étnico-Raciais - História e Cultura Afro-brasileira e Africana” na modalidade semipresencial ofertado com carga horária de 420h por meio da Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública (RENAFORM) – em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) e  execução pelo Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada dos Profissionais da Educação Básica (COMFOR), em conjunto com a Coordenação do Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica do Estado do Pará (CEFOR) e da Secretaria Executiva do FORPROF/PA –, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Número de Vagas: 70 

DEMANDA E OFERTA DO EDITAL 03/2014 - SEDUC

Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, História e Cultura Afro-Brasileira (ERER)

Municípios

Quantidade de vagas

Demanda

Ananindeua

14

47

Belém

30

105

Benevides

04

04

Castanhal

07

38

Marituba

06

19

Santa Bárbara

03

10

Santa Isabel

04

05

Santo Antônio do Tauá

02

03

Total

70

231

FONTE: Coordenação do Curso ERER. Abril/2015.

 

8) Aprovação no CONSUP e emissão de Portaria do  Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais para as Relações Etnicorraciais. COORDENADORA  DO CURSO:  Dra. Ana Paula Palheta Santana em 22/11/2013. O mesmo foi postado na Plataforma Sucupira da CAPES e está sob avaliação.

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