Página inicial > Últimas Notícias >  Professor do IFPA retorna do Japão para repassar conhecimentos

Professor do IFPA retorna do Japão para repassar conhecimentos

• Publicado: Segunda, 25 de Novembro de 2019, 12h23
  • Última atualização em Segunda, 25 de Novembro de 2019, 12h24

Aplicar a metodologia do ensino do judô utilizada nas escolas japonesas de acordo com a realidade brasileira, e promover a qualificação de professores por meio de cursos e palestras. Esses são os planos de Alam do Reis Saraiva, professor de Educação Física do IFPA Campus Belém, que regressou de um intercâmbio de 30 dias, no Japão. O docente foi um dos 10 profissionais selecionados no projeto Brasil x Japão – Sport For Tomorrow que promove a troca de experiências esportivas entre os dois países.

“Participamos de treinamentos, aulas práticas e teóricas, além de acompanhar competições nas cidades de Tóquio e Tsukuba”, explicou o professor, o único paraense no grupo formado ainda por docentes do Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Bahia, Paraná, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.

Para a participação no intercâmbio promovido pela Confederação Brasileira de Judô, Embaixada do Japão no Brasil e Instituto Kodokan do Brasil, o professor e judoca contou com o apoio do Instituto Federal do Pará (IFPA) e da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).

“Agora é a hora de compartilhar com os alunos do IFPA e os participantes do projeto de extensão que promove aulas de judô e jiu-jitsu os ensinamentos apreendidos nesse intercâmbio. Uma experiência muito rica que será repassada para outros professores e para os praticantes do judô”, completou.

Saiba mais sobre o projeto Sport for Tomorrow - Judô nas Escolas - Desde 2016, o Brasil e o Japão mantêm uma parceria para a troca de experiências esportivas e de organização dos Jogos Olímpicos. Uma das iniciativas, assinada durante o Fórum Mundial de Cultura e Esporte, teve como objetivo o envio de professores brasileiros de judô para treinamento no Japão, a fim de conhecerem a forma de ensino da modalidade em escolas públicas e replicarem o modelo no Brasil. Ao todo, 15 profissionais brasileiros já passaram pelo curso em parceria com a Universidade Tsukuba.