Página inicial > Últimas Notícias > Campus Belém promove aula inaugural da primeira turma de Bacharelado em Engenharia Elétrica

• Publicado: Terça, 19 de Outubro de 2021, 22h54
  • Última atualização em Terça, 19 de Outubro de 2021, 22h58

Clima de realização, excelentes expectativas e dever cumprido marcaram a aula inaugural da primeira turma do curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica do IFPA Campus Belém. A solenidade aconteceu na manhã desta terça-feira (19) no auditório de Telecom. Estiveram presentes o diretor geral do Campus Belém, prof. Raimundo Otoni, a chefe de gabinete, profa. Neila Cabral, a diretora de ensino substituta, Édina Rodrigues, o chefe do departamento de ensino, controle e processos industriais, informação e comunicação, o prof. Diego Carvalho, o presidente do NDE do curso, prof. Talisman Cláudio, discentes do curso e servidores do Campus.

O prof. Raimundo Otoni, agradeceu os esforços de todos os envolvidos, em especial aos membros do NDE, pela conquista e implementação do curso, pois mesmo durante a pandemia os trabalhos continuaram para que fosse possível comemorar e celebrar o início do curso, que é também, o início de uma nova história de sucesso dos discentes no IFPA. “A primeira turma assume um grande desafio e para superá-los é muito importante agir com firmeza e muita dedicação aos estudos, que ao final é gratificante para todos/as”, destacou prof. Otoni.

O presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso, o prof. Talisman Cláudio, exaltou o clima de alegria pelo ato inaugural do curso e apontou as expectativas em relação ao futuro. “Nós estamos iniciando hoje os trabalhos do curso de engenharia elétrica, com uma expectativa muito grande, empolgados com a realização de um grande sonho, esperado por décadas, desde a época de Escola Técnica. Finalmente conseguimos chegar nesse ponto e agora é avançarmos nas atividades do curso com foco na qualidade máxima, e para isso é fundamental que nossos alunos e professores estejam sempre motivados e comprometidos com as atividades do curso”, reforçou o prof. Talisman.

Habilidades e Competências

De acordo com o Projeto Pedagógico do Curso, o profissional habilitado em Engenharia Elétrica será dotado de uma formação generalista, que possibilitará atuar na geração, transmissão, distribuição e utilização da energia elétrica. Para alcançar essas competências, os discentes precisam estudar, projetar e especificar materiais, componentes, dispositivos e equipamentos elétricos, eletromecânicos, magnéticos, de potência, de instrumentação, de aquisição de dados e de máquinas elétricas.

Metodologias do Curso

O curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica disponibilizará de metodologias inovadoras e ensino-aprendizagem, de forma a promover o aprendizado sobre as principais questões relacionadas aos estudos de Sistemas Elétricos e de Telecomunicações, com a apresentação desde o embasamento teórico, atividades práticas em laboratório e apresentação de casos técnico-científicos que reflitam a realidade da indústria, além de atividades de extensão, conforme organização da matriz curricular.