Página inicial > Últimas Notícias > Cursos do IFPA conquistam 4 no Conceito Preliminar de Curso 2019

Cursos do IFPA conquistam 4 no Conceito Preliminar de Curso 2019

• Publicado: Quinta, 17 de Dezembro de 2020, 15h42
  • Última atualização em Quinta, 17 de Dezembro de 2020, 15h48

Os campi Belém, Bragança, Castanhal e Conceição do Araguaia tiveram cursos avaliados

Na quarta-feira, 9 de dezembro de 2020, o Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Texeira (Inep), divulgou o resultado do Conceito Preliminar de Curso (CPC) 2019, um dos indicadores de qualidade que avaliam os cursos de graduação oferecidos no país.

O Instituto Federal do Pará (IFPA) teve cinco cursos avaliados. Os cursos de Agronomia do Campus Castanhal e Engenharia de Controle de Automação do Campus Belém conquistaram conceito 4 no CPC. Outros três cursos avaliados, Agronomia, Tecnologia em Gestão Ambiental, ambos do Campus Conceição do Araguaia e Tecnologia em Gestão Ambiental ofertado pelo Campus Bragança, obtiveram CPC conceito 3.

O CPC toma por base o desempenho dos estudantes no Enade, o valor agregado pelo processo formativo de acordo com o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) e as condições de oferta da educação superior tais como a formação do corpo docente, infraestrutura e recursos didáticos-pedagógicos. O conceito serve como parâmetro para nortear a elaboração de políticas educacionais e de indicador da qualidade da formação ofertada conforme as condições disponíveis.

O Indicador de Qualidade da Instituição (IGC) está previsto para ser divulgado em janeiro de 2021. O IGC é composto pela média dos CPCs dos cursos avaliados nas últimas três edições do Enade, no triênio de referência, ponderada pelo número de matrículas e, ainda, a média dos conceitos da avaliação trienal da Capes, dos programas de pós-graduação stricto sensu, ponderada pelo número de matrículas.

Texto: ASCOM IFPA Reitoria