Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Egresso do IFPA Campus Belém é selecionado em concurso cultural da FUMBEL
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Egresso do IFPA Campus Belém é selecionado em concurso cultural da FUMBEL

  • Publicado: Terça, 26 de Janeiro de 2021, 11h24
  • Última atualização em Terça, 26 de Janeiro de 2021, 11h28

CabanArte. Esse foi o nome escolhido para batizar o projeto para jovens artistas, da Fundação Cultural do Município de Belém (FUMBEL). A seleção pública aconteceu pelo Twitter da Fundação, no início deste mês, e por votação selecionou o nome apresentado por Gualdino Pimentel, egresso do curso de Design do IFPA Campus Belém. 

 “O nome ‘CabanArte´surge da junção ‘Cabanagem’ e ‘Arte’. O movimento político-social que buscava novas maneiras de exercer a cidadania, liberdade e autonomia simboliza a resistência do povo cabano. O CabanArte, junto à força dos nomes que o compõe, representa a resistência da classe artista que se reinventou, mesmo num cenário pandêmico. É imperioso garantir parcerias e investidores para incentivo e fomento do projeto, a fim de dar visibilidade aos tantos artistas e talentos que temos na cidade”, explica Gualdino. 

 Formando em Arquitetura e Urbanismo pela UFPA, desde pequeno é um apaixonado por arte e matemática. “Em 2011 fui o 1° lugar geral nas Olimpíadas de Matemática das Escolas Públicas de Ananindeua, no qual recebi como prêmio um notebook”, recorda.

 O contato com o desenho e a criatividade acabaram levando Gualdino para o curso de Design de Interiores no IFPA, onde foi aprovado em 1° lugar. Segundo o egresso, a instituição foi marcante para a sua formação profissional: “Costumo dizer que o IFPA foi a melhor oportunidade que tive, pois lá tive um preparo excepcional com professores tão bem qualificados. Fui bolsista do projeto ‘Conversas Para a Igualdade’, da professora Laura Barros, e estagiário na Assessoria de Comunicação, onde Walder Lobo me ensinou e contribuiu ativamente no meu processo de criatividade. Ensino, pesquisa e extensão se mostraram essenciais no meu progresso profissional”. 

Depois de formado como Designer de Interiores, foi aprovado no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Pará. Atualmente é estagiário da Secretaria de Educação de Ananindeua, onde atua na área de Arquitetura Escolar, fazendo projetos de reforma e ampliação, medições orçamentárias, acompanhamento de obra, etc. “Nessa experiência, tive a oportunidade de propor um projeto de reforma/ampliação para a escola pública que estudei a minha vida inteira: é o conhecimento e a ciência retornando à sociedade”, ressalta. 

 Gualdino se define como ilustrador (“faço da arte mais uma forma de expressão, sobretudo política, do tipo de sociedade que queremos pro futuro”), apaixonado pelo Urbanismo (“fazer uma cidade democrática e pra "todes" é a nossa função social”) e militante. No Twitter, mantém o perfil @prefeito, onde interage, informa e transmite conhecimento. “Todas as nossas decisões são políticas e têm impacto direto na realidade de todos ao redor. Por isso, utilizo o Twitter como forma de ajudar as pessoas a tornar o olhar mais crítico, politizado e mostrar que é possível e necessário olhar a cidade por outras perspectivas”. 

Aos 23 anos, Gualdino Pimentel pode se sentir realizado em poder dar sua colaboração. “É um prazer imenso, como artista, participar do processo de concepção desse projeto da FUBEM, tão importante numa cidade como Belém. A arte é um desafio diário e é nosso dever mudar realidades através dela”. 

O egresso faz questão de reconhecer a importância da instituição e de seus professores. “Sou grato por toda a trajetória - que começou no IFPA - que me trouxe até aqui. Obrigado, IFPA! Especialmente, aos professores Breno Alencar, Roberto Vilhena, Maria das Neves e Sabina da Memória que me acompanham e me dão força até hoje pra que essa trajetória continue sendo traçada. Professores que, hoje, são amigos especiais”.

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->