Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página

Auxílio - edital 24/2021 - Projeto alunos Conectados - prorrogação

Publicado: Sexta, 19 de Novembro de 2021, 11h36 | Última atualização em Quarta, 24 de Novembro de 2021, 08h56 | Acessos: 3058

Visando contribuir com a permanência dos estudantes do campus Belém, a Divisão de Qualidade de Vida e Assistência Social (DQVAS) informa que o edital do projeto Alunos Conectados”, que fornece pacote de dados para os alunos da Rede Federal de Educação em condição de vulnerabilidade socioeconômica, para apoio ao desenvolvimento das atividades acadêmicas de forma remota durante o contexto de pandemia da Covid-19, por meio de parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), está com as inscrições prorrogadas  até o mês de abril de 2022.

Veja as orientações para esclarecimento de dúvidas sobre inscrições no Edital.

PERGUNTAS E RESPOSTAS

1. O que é o Projeto Alunos Conectados?

Trata-se de projeto do MEC, coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que tem como finalidade o fornecimento, por meio de operadoras de Serviço Móvel Pessoal (SMP), a disponibilização e monitoramento de pacotes de dados para estudantes das universidades e institutos federais em condição de vulnerabilidade socioeconômica, visando o desenvolvimento das atividades acadêmicas.

2. Qual o objetivo?

Promover suporte às ações emergenciais de educação, pesquisa e assistência ao ensino, em apoio ao enfrentamento da pandemia Covid-19, por meio de disponibilização e monitoramento de chip/pacote de dados a estudantes matriculados/as em cursos presenciais técnicos e da graduação do IFPA, em condição de vulnerabilidade socioeconômica, para desenvolvimento de atividades acadêmicas remotas.

3. Quem pode se inscrever edital do Projeto Alunos Conectados?

Estudantes matriculados/as em cursos presenciais técnicos e de nível superior do IFPA, com renda bruta familiar per capita mensal de até meio salário mínimo, equivalente a R$ 550 (quinhentos e cinquenta reais) e que estejam desenvolvendo atividades na forma remota, conforme a lista informada à DQVAS pelos departamentos de curso com a relação de turmas e estudantes em atividades remotas.

4. Como é realizada a inscrição no Projeto Alunos Conectados?

Para se inscrever, os/as estudantes devem realizar os seguintes passos:

1) Aderir ao Cadastro Único do SIGAA

- Acessar o SIGAA (www.sigaa.ifpa.edu.br), clicar em “Entrar no Sistema” com suas credenciais de acesso (matrícula). Em “Portal do Discente”, acessar o menu “Auxílios” e depois “Aderir ao Cadastro Único”, que consiste no preenchimento de um Questionário Socioeconômico. Ao final, clicar em “Confirmar Inscrição”.

2) Aderir ao Projeto Alunos Conectados no SIGAA

- Estudantes que já aderiram ao Cadastro Único no período letivo vigente devem solicitar a adesão ao Projeto Alunos Conectados de acordo com os passos abaixo:

- Em “Portal do Discente”, acessar o menu “Alunos Conectados” e depois “Solicitar adesão ao Projeto”, informar a operadora que possui área de cobertura na localidade onde acessará a internet para realização das atividades acadêmicas (Claro ou Oi), informar o CEP do local de acesso e anexar a documentação comprobatória conforme a situação e critérios do edital.

ATENÇÃO: Os formatos de arquivo válidos para envio são: PDF (Arquivo único contendo todos os documentos reunidos) ou ZIP (Arquivo único contendo vários documentos comprimidos). O arquivo enviado não pode possuir tamanho superior a 30,00 MB.

- Em seguida devem clicar para concordar com os termos e condições do Projeto e depois clicar em “Solicitar”.

- Os estudantes poderão realizar somente uma solicitação de adesão por vez, posto que o sistema inviabilizará novas solicitações ao mesmo discente enquanto existirem outras solicitações ainda sendo analisadas e/ou contempladas para o mesmo CPF. Caso a solicitação de adesão ao Projeto seja indeferida o/a estudante poderá efetuar nova solicitação.

NOTA IMPORTANTE PARA INSCRIÇÃO:

Leia com atenção os itens 6 e 7 do Edital 05/2021.

 5. Qual será o período de inscrição no Projeto Alunos Conectados?

As inscrições serão de fluxo contínuo, devendo ocorrer ao longo do ano inteiro. O SIGAA permanecerá aberto para inscrições, porém só permite que o/a estudante realize uma inscrição por vez.

 6Quais os documentos deverão ser anexados no momento da inscrição?

- RG e CPF do estudante.

- Certidão de Casamento ou Declaração de União Estável do estudante, se for o caso.

- RG ou Certidão de Nascimento ou Casamento de TODOS os membros do grupo familiar (que moram na mesma casa).

- Comprovante de endereço emitido nos três últimos meses em nome de um dos membros da família. Se imóvel alugado apresentar contrato de aluguel ou último recibo de pagamento. Caso o/a estudante não tenha como comprovar o endereço deverá

apresentar Declaração de Residência conforme Anexo II (imóvel próprio ou alugado) ou III (imóvel cedido).

- Quadro de Composição familiar devidamente preenchido (AnexoI).

- Comprovantes de renda atualizado de TODOS os membros da família maiores de 18 (dezoito) anos que residam no mesmo endereço, conforme quadro indicado no edital.

ATENÇÂO: Os formatos de arquivo válidos para envio são: PDF (Arquivo único contendo todos os documentos reunidos) e ZIP (Arquivo único contendo vários documentos comprimidos). O arquivo enviado não pode possuir tamanho superior a 30,00 MB".

7. O estudante poderá acumular este auxílio com outros auxílios da assistência estudantil?

O benefício previsto neste edital poderá ser acumulado sem prejuízo com outras bolsas e/ou programas de ensino, pesquisa e extensão, exceto com auxílio que tenha a mesma finalidade (aquisição de pacotes de dados de internet).

8. Quais as operadoras dos chips?

As operadoras de Serviço Móvel Pessoal (SMP) habilitadas a atuarem no Projeto Alunos Conectados são Claro e Oi. 

9. Como e quando vão ser divulgados os Resultados?

Todos os resultados das análises do Projeto Alunos Conectados serão divulgados no site do IFPA Campus Belém: https://belem.ifpa.edu.br/

Como as inscrições irão ocorrer o ano inteiro em fluxo contínuo, organizamos os períodos de divulgação de resultados da seguinte maneira:

- Para inscrições realizadas na 1ª quinzena de cada mês:

- Resultado Parcial: 5º dia útil a contar do dia 16.

- Resultado de Recursos e Resultado Final: 3 dias úteis após o Resultado Parcial (ou seja, no 8º dia útil a contar do dia 16).

- Para inscrições realizadas na 2ª quinzena de cada mês:

- Resultado Parcial: 5º dia útil do mês seguinte.

- Resultado de Recursos e Resultado Final: 3 dias úteis após o Resultado Parcial (ou seja, no 8º dia útil do mês seguinte).

 10. Se meu pedido foi indeferido posso me inscrever novamente?

Sim, o/a estudante poderá efetuar nova solicitação, caso tenha tido solicitação indeferida.

11. Duas pessoas da mesma família podem solicitar o chip?

Sim, desde que cumpridos os critérios para o recebimento.

12. Quem já recebeu o chip através do projeto em 2020 precisa realizar nova inscrição?

Não, a recarga do seu chip continuará sendo realizada mensalmente.

13. Quando e como será realizada a entrega dos chips?

A entrega do chip/pacotes de dados de internet (dados móveis) dependerá dos prazos e procedimentos da RNP e operadoras. Serão divulgadas no site do Campus as orientações sobre o processo de entrega do chip e assinatura do Termo de Compromisso. 

É importante lembrar que a entrega do chip será realizada somente ao/à estudante e, no caso de estudante menor de idade, deverá estar acompanhado/a do/a responsável legal. 

Atenção: é de responsabilidade do/a estudante a observância dos prazos e procedimentos estabelecidos do Edital, bem como o acompanhamento de publicações. 

Orientações detalhadas:

Confira o edital 24/2021 - Prorrogação do projeto alunos conectados.

O edital 24/2021 atualiza e substitui o edital nº 05/202.

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

              www.belem.ifpa.edu.br

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->