Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

II WEBINÁRIO INTERNACIONAL BRASIL ÁFRICA: Pandemia, Genocídio e a Luta pelos direitos do Povos afrobrasileiros e africanos

  • Publicado: Quinta, 25 de Novembro de 2021, 17h41
  • Última atualização em Quinta, 25 de Novembro de 2021, 17h41
  • Acessos: 1873

II WIBA - Webinário Internacional Brasil África 2021, evento Internacional que ocorrerá entre os dias 8 e 10 de dezembro em caráter virtual envolvendo 5 países. O 2° Webinário Internacional Brasil África, tem por objetivo evidenciar e debater a pandemia, genocídio e a luta pelos direitos dos povos afrobrasileiros e africanos, com a participação de palestrantes de cinco países: Brasil; Angola; Cabo verde; Moçambique e Benin. Desta forma, o Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Diversidades – NEAB, do Instituto Federal do Pará, Campus Belém, ao promove esse intercâmbio sociocultural, busca mais uma vez fomentar suas ações em rede, promovendo o debate sobre “Cenários Pandêmicos e o Genocídio dos Povos”.

O evento apresenta um caráter interdisciplinar, por permitir a interação entre as diversas vertentes da diversidade, trazendo questões que são demandas importantes para os países, a fim de promover o debate de temas importantes como: mudanças climáticas e territórios da negritude; cinema e a representação dos povos africanos e afro-brasileiros; necropolítica, pandemia, violências e territórios afro-brasileiro; memória, mulheres, feminismos e africanidades; arte, cultura, saberes, religiosidade e ancestralidade, questões que estão em evidencia nas relações etnicorraciais e que necessitam de políticas de ações afirmativas urgentes.

Assim, a organização do 2º WIBA convida, discentes, docentes e técnicos do IFPA e de outras instituições de ensino, ativistas do movimento negro e povos e populações tradicionais a fazerem parte desse momento. 

Inscrição e informações gerais

Acesse a página de inscrição e acompanhe também todas as informações e programação do evento. Página do evento!

Objetivos 

O 2º WEBINÁRIO INTERNACIONAL BRASIL ÁFRICA objetiva também, promover o intercâmbio e debates das ideias em comum e acerca dos problemas existentes entre o Brasil e África, desta forma  o NEAB – IFPA Campus Belém, busca constituir esse evento enquanto espaço de divulgação, circulação e promoção da produção Cultural e Cientifica dos/as  artistas, ativistas, pesquisadores/as negros/as e de estudiosos/as das temáticas vinculadas à população negra, sob a perspectiva do diálogo entre os povos africanos e da Diáspora, com vistas aos debates e reflexões acerca da intelectualidade negra nos diferentes campos e áreas do conhecimento, buscando alternativas de resistência, do enfrentamento e do combate às diversas formas de racismo e diversos problemas sociais que aqui serão abordados.

 Público

O evento envolve projeto envolve um público diversificado, docentes, discentes das graduações, estudantes do Integrado, convidados, palestrantes, artistas e o movimento Negro, que serão envolvidas durante os seis dias de programação. Ainda através das ações de divulgação e comunicação busca-se atingir a um público de centenas de pessoas.

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->