Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Campus Belém inicia as atividades de planejamento pedagógico de 2022.1

  • Publicado: Terça, 18 de Janeiro de 2022, 16h53
  • Última atualização em Terça, 18 de Janeiro de 2022, 17h15
  • Acessos: 1642

Aconteceu na manhã desta terça-feira (18) a abertura da programação do planejamento pedagógico 2022 do Campus Belém, com a temática “Cenários e estratégias educacionais para o retorno presencial”. O evento foi realizado no auditório central do Campus e transmitido para a comunidade pelo canal do YouTube.

A mesa de abertura do evento contou com a participação do Diretor-Geral, prof. Raimundo Otoni Melo, da Diretora de Ensino, profa. Neila Sousa Cabral e o Reitor do IFPA, prof. Cláudio Alex Jorge. Além das autoridades citadas, outros servidores prestigiaram o evento de forma presencial.

Inicialmente, a professora Neila Cabral fez um chamado para a interação e participação coletiva neste momento tão importante do planejamento pedagógico de 2022.1 e destacou que a construção do documento socializado com a comunidade se deu em todos os níveis da instituição. Em seguida, foi realizada a dinâmica de como ocorrerão as ações previstas.

Em seguida o diretor geral, prof. Raimundo Otoni ressaltou os desafios e os diversos cenários considerados para as estratégias integradas de retorno presencial. “A segurança, a responsabilidade com nossos alunos e a preocupação com a saúde de todos, foram considerados em todo o planejamento e ações previstas. No entanto, não podemos perder vista o foco em retornar presencial”, reforçou prof. Otoni. 

Para o Reitor, prof. Cláudio Alex, o momento de planejamento pedagógico é a hora de trazer novas compreensões, de garantir a permanência dos alunos na instituição, e considerar o que já foi feito até aqui, durante o período de ensino remoto. “É preciso termos clareza das dificuldades para uma presencialidade completa. Da mesma forma, sabemos que o contexto remoto foi de aprendizagem e ressignificação das práticas pedagógicas. Para a retomada, sempre caberá novas discussões, mas agora o foco agora é retornar à presencialidade completa, que é também um restabelecimento das relações pessoais entre todos nós”, destacou o reitor.

Ainda pela manhã, a enfermeira Keila Vargas, do Departamento de Saúde e Qualidade de Vida/ DSQV/ PROGEP), proferiu a palestra com a temática “Acolhimento sobre a saúde do servidor”. O momento foi muito importante para os esclarecimentos no âmbito do contexto de saúde e segurança nesse momento de retorno presencial. A sessão de tira-dúvidas foi conduzida pela profa. Neila Cabral, que esclareceu as dúvidas dos telespectadores.

MOMENTO CULTURAL

Para encerrar a manhã produtiva de atividade, a organização do evento proporcionou ao público uma apresentação da cantora Flavia Hunter que, acompanhada do pianista Alan Reis, fez o show “Sob a Luz do Luar”, com clássicos da Música Popular Brasileira (MPB) que exaltam a vida noturna.

PROGRAMAÇÃO

A primeiro dia de evento teve continuidade no turno da tarde e contou com a participação da Pró-reitora de Ensino, professora Elinilze Guedes, que fez uma participação para comentar o cenário atual que deve ser levado em consideração para o planejamento do ano 2022.1.

A programação do Planejamento Pedagógico está repleta de palestras que abordam aspectos relevantes para a atividade docente. A equipe de gestão que está organizando o evento montou uma programação que vai até o dia 21 de janeiro. Já entre os dias 24 e 28 de janeiro, serão realizadas mesas de debate para desenvolver as ações de planejamento dos departamentos e coordenações do campus Belém do IFPA.

Confira a programação completa e participe!

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->