Banda de Música do IFPA Campus Belém lança projeto

• Publicado: Segunda, 15 de Junho de 2020, 15h01
  • Última atualização em Segunda, 15 de Junho de 2020, 15h09

O confinamento, imposto pela pandemia, tem afastado as pessoas do convívio diário com familiares, amigos e colegas de trabalho e escola. Mas nem mesmo a distância física impediu que a Banda de Música do IFPA Campus Belém criasse o projeto “Música em Tempos de Pandemia”. Sob a regência e coordenação da professora de música do IFPA, Weiller Pessoa, os 16 músicos gravaram, remotamente, sua participação. A apresentação online está disponível na página do Facebook (clique AQUI ) e já conta com mais de cinco mil visualizações.

“Foi a nossa primeira experiência remota. Escolhemos a música Viva la Vida (composição do grupo britânico Cold Play, com arranjo de Wilame Castro), distribuí as partituras e cada integrante enviou sua gravação. Além de orientar os músicos (alunos e ex-alunos do IFPA Campus Belém), tocando 11 instrumentos diferentes, o grande desafio foi editar o material. Mas a receptividade do público mostrou que o resultado final valeu a pena”, afirma a regente e professora Weiller Pessoa.

A apresentação fez tanto sucesso que a intenção é gravar outras músicas. “Continuamos estudando outros repertórios e queremos incluir mais músicos da banda. Nesse tempo de isolamento e apreensão, a música pode aproximar as pessoas e acalentar os corações”, completou Weiller.

O projeto vem justamente no ano em que a banda completa 50 anos de fundação. Para celebrar a data, a banda de música do IFPA Campus Belém está em processo de ser reconhecida como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do estado do Pará. Trata-se de um Projeto de Lei 134/2020, protocolado pela Deputada Professora Nilse Pinheiro, em reconhecimento à importância histórica, social e de formação musical da banda.

Confira os músicos que participaram do projeto:

Nels Gomes – Trompete
Fernando Lopes - Sax Alto
Jadson Maués – Piano/teclado
Keyson Amoras - Sax Tenor
Thiaggo Vianna - Sax Baritono
Gesivaldo Leão - Sax Alto
Jhonatan Wesley – Oboé
Cirleane Figueiredo - Sax Alto
Letícia Farias – Flauta
Cilon Silva - Flauta
Diel Silva – Trombone
Paulo Victor Monteiro – Clarinete
Jose Pedro – Percussão
Marionaldo Maciel - Trombone
Marlon Maciel - Flauta
Carlos Henrique Esteves - Violão

Weiller Pessoa - edição
Wilame Castro - arranjo

Saiba mais sobre a banda

A Banda do IFPA Campus Belém foi fundada em 30 de novembro de 1970, pelo professor de educação artística da então Escola Técnica Federal do Pará (ETEF-PA), Manoel Nery Filho. Depois da aposentadoria do professor e regente Manoel Nery Filho, em 1994, a banda teve a regência do professor Armando Gomes da Silva.

A partir de 2002, assumiu a professora Weiller Pessoa, primeira regente de bandas de música do sexo feminino no Pará. O desenvolvimento das atividades musicais no campus passou, então, a se dar sistematicamente no âmbito da disciplina artes/música e por meio de projetos de extensão.

Nesse período, houve nova ampliação do instrumental do grupo, com a incorporação de instrumentos que proporcionaram um perfil mais sinfônico, como tubas de 4 pistons, trombone baixo, trompas, fagote, euphonium e oboé, além de teclado, guitarra, contrabaixo e bateria.

Além da missão de educação e formação musical dos estudantes, outra atribuição da banda é o atendimento de demandas artísticas da sociedade como recitais e eventos cívicos e culturais - a abertura do desfile de 7 de setembro é um bom exemplo.

Atualmente, a banda está articulando convênios de estágio com instituições de formação superior em música, tais como a Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade do Estado do Pará (UEPA). O objetivo é que as atividades da banda voltem a incluir aulas teóricas e práticas, ministradas pela regente, por estagiários dos cursos de licenciatura em música e por alunos voluntários egressos da banda.