Treinamento On-line para uso do Portal de Periódicos da Capes: saiba como participar

• Publicado: Sexta, 09 de Abril de 2021, 11h28
  • Última atualização em Sexta, 09 de Abril de 2021, 11h30

Desde o início da pandemia de covid-19, os estudantes têm recorrido cada vez mais aos meios digitais para realizar suas pesquisas. Diante do cenário atual, no qual muitas instituições ainda estão com as atividades presenciais suspensas (como é o caso do IFPA), buscar fontes de informações confiáveis tem sido um grande desafio. Pensando nisso, o IFPA e a Capes estão oferecendo treinamentos on-line no uso do Portal de Periódicos para auxiliar a comunidade acadêmica a reconhecer e fazer suas buscas em materiais científicos de qualidade.

A capacitação on-line é voltada para acadêmicos e profissionais que desejam conhecer o Portal de Periódicos da CAPES e os conteúdos específicos de cada área do conhecimento. O objetivo é explorar as ferramentas de busca e o acervo disponível, levando o usuário a uma melhor qualificação da sua pesquisa.

No dia 20 de abril, às 16 horas, Doris Mendonça, bibliotecária do IFPA Campus Belém, ministrará treinamento para alunos e servidores do IFPA Campus Belém. Mas caso você não tenha disponibilidade naquela data, fique atento ao calendário. Até o fim do ano, todos os meses serão realizados novos treinamentos.

Para participar, o usuário deve solicitar sua inscrição pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Caso algum professor necessite de um treinamento específico para a sua turma, deve entrar em contato pelo mesmo e-mail, informando o curso e a quantidade prevista de alunos.

Confira AQUI os conteúdos que a Capes disponibiliza ao IFPA.

Saiba mais sobre o Portal de Periódicos Capes

O Portal de Periódicos foi oficialmente lançado em 11 de novembro de 2000, na mesma época em que começavam a ser criadas as bibliotecas virtuais e quando as editoras iniciavam o processo de digitalização dos seus acervos. O conteúdo inicial do Portal contava com um acervo de 1.419 periódicos e mais nove bases referenciais em todas as áreas do conhecimento.

De lá para cá, o Portal se consolidou como uma ferramenta fundamental para as atividades de ensino e pesquisa no Brasil. O Portal de Periódicos encerrou 2019 com 49.247 revistas científicas disponíveis em seu acervo, 331.565 documentos - dentre livros, relatórios e outros materiais monográficos, 139 bases em texto completo, 135 bases de dados de referências e resumos, 43 obras de referência, 12 bases de patentes, 32 bases de livros, relatórios dentre outros materiais monográficos, 42 bases de estatísticas, 2 bases de normas técnicas e 15 de audiovisuais. A biblioteca virtual da CAPES encerrou o ano de 2019 com 426 instituições participantes ativas.

Veja algumas vantagens que ele oferece ao público usuário:

Facilidade de acesso à informação científica: o Portal de Periódicos reúne em um único espaço virtual as melhores publicações do mundo. Com uma simples consulta feita pelo computador, usando critérios como autor, assunto ou palavra chave, é possível acessar, selecionar e recuperar as informações desejadas.

Acesso a conhecimento atualizado: os artigos, livros e patentes que acabaram de ser publicados nos Estados Unidos, Ásia e Europa podem ser recuperados em tempo real por meio do Portal de Periódicos. São informações confiáveis e de alta qualidade, que permitem que o professor, pesquisador ou aluno fique sempre atualizado e produza trabalhos em sintonia com o melhor da produção científica mundial.

Democratização do acesso à informação: com o Portal de Periódicos, um pesquisador vinculado a uma instituição de ensino superior na Amazônia tem acesso ao mesmo conhecimento que os colegas no Sul e Sudeste do Brasil e também dos concorrentes no exterior. Trata-se, na verdade, do portal de bibliotecas com a maior capilaridade do mundo, cobrindo todo território brasileiro! Além disso, a centralização das assinaturas pela Capes possibilita economias de escala na negociação dos valores junto aos editores internacionais. Ganha, com isso, a sociedade brasileira, que paga bem menos para financiar a produção científica nacional.

Inserção internacional do conhecimento científico: ao utilizar o Portal, o pesquisador tem acesso direto à produção dos autores, periódicos e sociedades internacionais mais conceituados da sua área. Isso garante densidade à sua produção acadêmica. Conhece ainda o funcionamento da Ciência Mundial dentro da sua área de atuação. Essas informações são fundamentais para que ele também divulgue melhor a sua produção e passe a ser reconhecido internacionalmente.

Fonte: Portal de Periódicos da Capes