II Girândola de Histórias: Tempo de Voltar

• Publicado: Segunda, 14 de Junho de 2021, 17h53
  • Última atualização em Terça, 15 de Junho de 2021, 09h53

Roda de conversa, contação de histórias, exibição de vídeos. Essas e outras atividades fazem parte da programação da II Girândola de Histórias do IFPA, que será realizada nos dias 1o e 2 de julho. O evento marca o encerramento da primeira fase do projeto Na rede de Ananse, desenvolvido entre os meses de outubro de 2020 a junho de 2021.

O Projeto tem por objetivo criar uma rede de contadores e ouvintes que conheçam e divulguem as histórias tradicionais do repertório cultural de diferentes povos que habitaram e habitam a Região Amazônica. E também busca estimular a produção de vídeos de contação de história, narradas por contadores voluntários, entre os quais estudantes e egressos dos cursos de graduação e pós-graduação do IFPA. Todo o acervo criado será disponibilizado no canal do YouTube, gerenciado pelo Núcleo de Arte e Cultura do IFPA Campus Belém.

A primeira edição do Girândola de histórias: Vem ver, ouvir e contar foi realizada em abril de 2016, como resultado do projeto Narradores e Contadores do Imaginário de Belém (PIBEX). De lá para cá, outros projetos e pesquisas sobre narrativas orais resultaram em artigos, oficinas e monografias de conclusão de curso.

A II Girandola de histórias é uma atividade gratuita e 100% online, com certificação. O evento é promovido pelo Núcleo de Arte e Cultura (NAC) do IFPA Campus Belém, Diretoria de Extensão (DEX) e Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Arte, Cultura e Educação (Gipace). A Comissão Organizadora da ação é formada pelos alunos Abigail Sarai Modesto do Rosario, Auricélia Silva Monte, Brenda Vitória Pereira Gomes Pereira, Francielle Cristina Saraiva dos Santos, Jessica Silva do Nascimento; pelos professores Silvia Sueli Santos da Silva e Wellingson Valente dos Reis e pelo colaborador externo Mailson de Moraes Soares.

Para se inscrever, clique AQUI.

Ainda é possível participar das Sessões “Histórias da Minha Terra” ou “Histórias fantásticas de ficção”. Basta enviar seu vídeo para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou anexar no formulário de inscrição.

Caso queira compartilhar alguma experiência com contação de histórias, escreva um relato de livre narrativa, e envie anexo ao formulário, em arquivo PDF, com no máximo 600 palavras.

Você pode acompanhar o evento pelo Facebook e pelo Youtube.

Confira a Programação:

Dia 1o /7

17h – ABERTURA com o professor Wellingson Reis

17h10 - Exibição do Vídeo Cantiga do Tempo de Voltar (Projeto Na Rede de Ananse)

17h 30 – É SEMPRE TEMPO DE CONTAR HISTÓRIAS - Roda de Conversa sobre a contação de histórias em tempos de pandemia
Convidados: Alci Santos, Sônia Santos, Projeto Na Rede de Ananse; Mediador: Mailson Soares

18h15 - SESSÃO 1: HISTÓRIAS DA MINHA TERRA
Convidados: Alci Santos, Mailson Soares, Jessica Nascimento, Cainã Mello; Mediador: Abgail Sarai

19h - APRESENTAÇÃO DE VÍDEOS DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

17h - ABERTURA: Mailson Soares

17h10 – Exibição do Vídeo Juro que vi! (Projeto Na Rede de Ananse)

17h30 - RELATOS DE EXPERIÊNCIA, Mediadora: Jessica Nascimento