Esperança à vista: retomada de aulas práticas em laboratório e vacinação de servidores

• Publicado: Sexta, 18 de Junho de 2021, 13h59
  • Última atualização em Sexta, 18 de Junho de 2021, 13h59

Uma luz no fim do túnel. Assim a professora Rosevane Lima Monteiro, professora de Química do IFPA Campus Belém, define o atual momento: “Estamos retomando, aos poucos, as aulas presenciais. No momento, a prioridade são as aulas práticas em laboratório, para os alunos concludentes”, explica. “Mas o início da vacinação para os servidores em educação e a expectativa dos estudantes também serem vacinados em breve nos enche de esperança”, completa.

O sentimento é o mesmo entre os alunos. Na última quinta-feira (17/6), Flávio Vinícius Ribeiro e Everton Lucas dos Reis, estudantes do oitavo semestre do curso de Licenciatura em Química, não disfarçavam a satisfação em poder manusear tubos de ensaio e buretas no laboratório do Campus. “Depois de um ano em casa, é muito bom retomar as atividades presenciais, de forma segura. E a ampliação dos grupos vacinados também deixa a gente otimista. Especialmente para quem, como eu, perdi familiares e conhecidos vítimas de Covid. Esse recomeço é uma forma de honrar a memória dessas pessoas que não tiveram a mesma chance”, disse Flávio Ribeiro.

Às vésperas de concluir o curso, Flávio só guarda boas memórias do período em que estudou no IFPA. Ele afirmou que aprendeu muito com os professores e colegas: “me envolvi com grupos de pesquisa e até o isolamento dos últimos meses, provocado pela pandemia, me deu a certeza de qual caminho seguir. Quero continuar os estudos em Química Computacional e trabalhar nessa área que se revelou tão estratégica nesse momento: a produção de fármacos e vacinas”.

O colega Everton dos Reis também está animado com a perspectiva da vida, aos poucos, voltar ao normal. “É importante estarmos no campus – ainda que, nesse primeiro momento, seja apenas para as aulas práticas, em laboratório. Além de ser fundamental no aprendizado, a interação com colegas e professores também ajuda na questão psicológica”, garante. “Ainda mais porque nos sentimos seguros com o fato de os protocolos estarem sendo seguidos à risca, desde o controle na entrada até os cuidados no próprio laboratório, com distanciamento, uso de máscara e álcool”, continuou.

As turmas estão divididas em grupos, para garantir a segurança de todos. E quando algum estudante está com sintoma de Covid é orientado a ficar em casa e participar de outra forma, sem ser prejudicado na avaliação.

Esse cuidado e a essa preocupação com o aluno – que vai além do aprendizado, mas inclui o seu bem-estar – são lições que o futuro professor Everton pretende colocar em prática. “Meu sonho sempre foi ser professor e me sinto pronto para os desafios que virão. O curso me ensinou muito, tanto na Química, propriamente dita, como nos conceitos da Pedagogia”.

Que possamos, em breve, divulgar a retomada de novas turmas ao ensino presencial - sempre de forma segura, para alunos e servidores. Enquanto isso, os cuidados permanecem: vacinado ou não, mantenha o distanciamento, evite aglomerações, lave sempre as mãos e use máscara. Afinal, somente assim, poderemos transformar o amanhã em um novo dia...

Vacinação para profissionais de educação continua – Nesta sexta e sábado, professores, técnicos administrativos e terceirizados do IFPA Campus Belém estão sendo vacinados contra o coronavírus nos postos de saúde. Para saber os detalhes, clique AQUI.

Confira AQUI a Galeria dos Vacinados.