Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Informe Saúde

Informe Saúde: Sarampo

  • Publicado: Quarta, 29 de Julho de 2020, 13h09
  • Última atualização em Quinta, 13 de Agosto de 2020, 17h22
  • Acessos: 4251

O Brasil já vem a algum tempo registrando infecção ativa do vírus do Sarampo, apesar de já haver a alguns anos vacina contra o vírus. Dados deste ano, do início do ano até 27 de junho, do último Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde (2020), mostram que foram confirmados 5.642 casos de sarampo em 21 estados, entre eles: Pará (3.237 casos – 57,4%); Rio de Janeiro (1.192 casos – 21,1%); São Paulo (688 casos – 12,2%); Paraná (248 casos – 4,4%); e Santa Catarina (111 casos – 2%).

No Estado do Pará, no período de 1º de janeiro a 4 de julho de 2020, foram registrados 4.015 casos confirmados de sarampo, incluindo 03 óbitos. O número de casos já corresponde a dez vezes o total de casos confirmados durante todo o ano de 2019, que foi de 403 casos da doença. Belém é o município com o maior número de casos confirmados de sarampo com 1.434 casos, seguida de Ananindeua (416), Breves (244), Abaetetuba (217), Marituba (180), Marabá (176) e Moju com 176 casos (SESPA, 2020).

Este aumento progressivo deve-se também ao fato da baixa cobertura vacinal contra o Sarampo no Brasil, contribuindo para manutenção da cadeia de transmissão da doença. É importante ressaltar que a vacinação é o método mais importante na interrupção da circulação do vírus no país.

Em virtude da necessidade de combater este vírus e aumentar a taxa de cobertura vacinal no Brasil o Ministério da Saúde prorrogou a Campanha de Vacinação contra o Sarampo na população de 20 a 49 anos até o dia 31/08.

Saiba mais sobre o Sarampo

Sarampo é uma doença viral, aguda, contagiosa e potencialmente grave, principalmente em crianças menores de cinco anos de idade, desnutridos e imunodeprimidos. A transmissão do vírus ocorre a partir de gotículas de pessoas doentes ao espirrar, tossir, falar ou respirar próximo de pessoas sem imunidade contra o vírus sarampo. O vírus é altamente transmissível, podendo uma pessoa doente contaminar 90% das pessoas próximas que não estejam imunizadas.

Sinais e sintomas:

  • Febre acompanhada de tosse;

  • Irritação nos olhos;

  • Nariz escorrendo ou entupido;

  • Mal-estar intenso;

  • Manchas vermelhas no corpo com febre persistente

Prevenção

A única forma de prevenir-se contra o sarampo é através da vacinação. O SUS disponibiliza vacina em todas as unidades básicas de saúde da Federação. Veja abaixo o quadro informativo sobre vacinação:

Quem deve se vacinar contra o sarampo?

  • Dose zero: Devido ao aumento de casos de sarampo em alguns estados, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra).

  • Primeira dose:  Crianças que completarem 12 meses (1 ano).

  • Segunda dose: Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.

 

Adulto deve se vacinar contra o sarampo?

Tomou apenas uma dose até os 29 anos de idade:

  • Se você tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina;

  • Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente.

 Não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra?

  • De 1 a 29 anos - São necessárias duas doses;

  • De 30 a 59 anos - Apenas uma dose.

 

 

Fonte: Ministério da Saúde, 2020

Atenção: A vacina contra o Sarampo é contraindicada durante a gestação, sendo recomendado a atualização do cartão vacinal antes da gestação.

Orientações:

  • Ao apresentar sinais e sintomas suspeitos de Sarampo deve-se procurar atendimento em serviços de saúde;

  • A vacina contra o Sarampo está disponível em todos os postos de saúde do Estado do Pará, então não deixe de comparecer ao posto de saúde para vacinar-se.

Referências Bibliográficas:

  1. Ministério da Saúde. Sarampo. Disponível em: http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/sarampo

  2. Secretaria de Saúde do Estado do Pará. Sespa convoca população para vacinação contra o sarampo. Disponível em: http://www.saude.pa.gov.br/2020/07/20/sespa-convoca-populacao-para-vacinacao-contra-o-sarampo/

  3. Ministério da Saúde. Boletim Epidemiológico: Informe Semanal Sarampo – Brasil, Semanas Epidemiológicas 1 a 26, 2020. Disponível em: https://www.saude.gov.br/images/pdf/2020/July/14/Boletim-epidemiologico-SVS-28-v2.pdf

 

 

 

Fim do conteúdo da página
-->