Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFPA lança Manual do Enem

  • Publicado: Segunda, 28 de Setembro de 2020, 11h19
  • Última atualização em Segunda, 28 de Setembro de 2020, 11h22
  • Acessos: 2010

Pensando nos estudantes que irão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2020 e para democratizar o acesso à informação, o Instituto Federal do Pará (IFPA), campus Conceição do Araguaia, disponibiliza on-line o Manual do Exame Nacional do Ensino Médio. O acesso ao conteúdo é gratuito e reúne orientações que servem de suporte aos estudantes. A obra foi produzida e organizada de forma colaborativa por estudantes, professores e profissionais da educação.

O Manual do Enem contém 82 páginas sobre o levantamento dos conteúdos mais cobrados nas últimas 5 edições do exame, com comentários de professores, além de dicas e orientações de vários profissionais da educação nas áreas de psicologia, nutrição, assistência social e orientações para pessoas com deficiência. A obra é parcialmente traduzida na Língua Brasileira de Sinais (Libras). É autoexplicativo, com quadros, figuras e gráficos para tornar a compreensão do alunado ainda mais fácil sobre o Enem. Busca esclarecer dúvidas sobre as possibilidades de acesso ao ensino superior no Brasil.

O aluno vai poder se guiar sobre o Enem em suas diversas áreas como Linguagens, Códigos e suas tecnologias, incluindo a temida redação, Matemática e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias, além das Ciências Humanas e suas tecnologias.

A professora e uma das organizadoras do Manual, Janaina Muniz Picolo, explica que esta publicação é muito importante. “O projeto é um marco revolucionário no sistema de ensino autônomo do Campus e da educação pública nacional. Em tempos de novas tecnologias é necessário um modelo de orientações a fim de proporcionar ao estudante segurança às habilidades e competências requeridas no desenvolvimento do Enem. A atualização de dados gerais e específicos sobre o exame é fundamental à preparação exitosa e ao diagnóstico geral das exigências para a formação do alunado com vistas ao ensino superior".

"O aluno do IFPA, Campus Conceição do Araguaia, assim como também a comunidade em geral, terá uma visão aprofundada do que se deve encontrar no próximo Exame Nacional, servindo-se de um projeto de qualidade, feito com base em análise documental e proporcionado com extrema dedicação pelos profissionais da nossa instituição", concluiu Janaína Picolo.

 

Organizadores do Manual: Janaina Muniz Picolo, Danilo Marcus Barros Cabral, Ana Maria Barretos Rodrigues e Cláudio Pereira da Silva. Já a interpretação em Libras ficou sob a responsabilidade de Ruthelly do Nascimento Gomes Costa e João Paulo de Carvalho Costa.

 

Para conhecer o Manual do Enem acesse o linkhttp://www.conceicaodoaraguaia.ifpa.edu.br/ultimas-noticias/288-manual-do-enem-2020 ou pelo site da editora: https://www.graduseditora.com/

 

Acesse também as boas vindas e apresentação do Manual do Enem em libras no Canal do YouTube - pelo linkhttps://www.youtube.com/watch?v=BrDK9FONXrg&feature=youtu.be

 

Fonte: https://ifpa.edu.br

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->