Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Publicações > Covid-19 > Covid-19: Projeto de extensão elabora Guia para Hotelaria com dicas de prevenção
Início do conteúdo da página
Covid-19

Covid-19: Projeto de extensão elabora Guia para Hotelaria com dicas de prevenção

  • Publicado: Sábado, 22 de Agosto de 2020, 18h59
  • Última atualização em Sábado, 22 de Agosto de 2020, 19h10
  • Acessos: 2736

 

Aos poucos, o Pará vai retomando as atividades econômicas – com todos os cuidados e prevenção necessários para evitar o contágio com o coronavírus. Entre os serviços, destaque para o turismo, atividade que envolve centenas de profissionais e movimenta muitos recursos.

Pensando nisso, a equipe do projeto de extensão "Anfitrião cidadão: assessoria técnica para empreendedores de meios de hospedagem", do IFPA Campus Belém, lançou o Guia de Orientações de Segurança e Higiene na Hotelaria em Prevenção a Covid-19. O material foi elaborado em parceria com discentes do curso Técnico em Hospedagem e profissionais da área de saúde da instituição. Participaram da produção do guia as professoras Jacirene Queiroz (coordenação), Ágila Rodrigues e Neila Cabral; enfermeira Jamily Souza e alunas do curso de Hospedagem Laryssa dos Santos, Fernanda Balieiro e Marlucia Barbosa.

O manual reúne orientações gerais, como etiqueta respiratória, proteção individual, desinfecção de superfícies e distanciamento social. Mas também apresenta dicas preventivas específicas para setores como alimentos e bebidas, governança, recepção, reserva e manutenção. “A proposta é contribuir com o plano de reabertura do governo do estado. Por isso enviamos uma cópia do guia para Secretaria de Turismo (SETUR) e para a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME)”, explica a professora Ágila Rodrigues, do curso de Hospedagem.

Qualquer pessoa que tiver interesse no Guia pode solicitar pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Saiba mais sobre o projeto de extensão - O projeto "Anfitrião cidadão: assessoria técnica para empreendedores de pequenos meios de hospedagem", formado por professores e alunos, é coordenado pela professora Jacirene da Silva Queiroz, do Eixo de Turismo, Hospitalidade e Lazer do IFPA Campus Belém. O grupo desenvolve atividades de consultoria, avaliação de imóveis hoteleiros (hotéis, hostels, pousadas, albergues, motéis, airbnb e etc) e ainda treinamentos com material apostilado.

O projeto iniciou as atividades em novembro de 2019, com 10 empreendedores dos municípios de Belém (continente e Ilha de Cotijuba) e Marudá. Entre as ações, já foram ministradas cinco oficinas: "Como transformar minha casa em um negócio de hospedagem",“Aspectos legais para a criação de negócios em hospedagem”, “Como divulgar e gerenciar meu pequeno negócio de hospedagem on-line”, “Técnicas básicas de operacionalização do setor de recepção”, “Técnicas básicas em planejamento e execução do setor de governança nos pequenos meios de hospedagem”.

 Posteriormente à pandemia, estão previstas visitas técnicas para avaliação das boas condições dos imóveis para recebimento de turistas e as oficinas “Técnicas básicas de atendimento” e “Serviços de Alimentos & Bebidas em pequenos meios de hospedagem”.

Para acompanhar as atividades do projeto, acesse a página instagram @projetoanfitriao

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
-->