Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Tecnologia em Gestão Pública do IFPA Campus Belém: reconhecimento merecido

• Publicado: Sexta, 11 de Outubro de 2019, 10h37
  • Última atualização em Sexta, 11 de Outubro de 2019, 11h50

O Curso de Tecnologia em Gestão Pública do IFPA Campus Belém está em festa. E motivos não faltam: segundo avaliação do Ministério da Educação (MEC), dos 80 cursos existentes no Brasil, o curso do Campus Belém ficou em 8º lugar no ranking geral, em 3º entre as instituições públicas de ensino, em 2º entre as instituições federais, em 1º entre os institutos federais e o 1º na Região Norte.

Os dados fazem parte da última edição do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade) 2018, divulgados semana passada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC). O Curso de Tecnologia em Gestão Pública foi o único curso do IFPA avaliado em 2018 e conquistou o conceito 4 – numa escala que vai até 5.

Vale destacar que o resultado do Enade é fruto de uma prova de conhecimento dos alunos do curso. Ou seja, daqueles que realmente são impactados pela qualidade do ensino ofertado. Na opinião do professor Dr. Pedro Loureiro, coordenador do Curso de Tecnologia em Gestão Pública, ser reconhecido como um dos melhores do Brasil comprova que o caminho traçado desde a criação do curso está correto. “O resultado do Enade ratifica os resultados que temos visto. Boa parte de nossos alunos foi aprovada em concursos públicos ou contratada por organizações prestadoras de serviços públicos”, ressaltou.

E, não há dúvida: alunos bem qualificados são consequência de professores bem preparados. Para Pedro Loureiro, o perfil do corpo docente foi fundamental para o bom resultado: “Temos dois professores doutores, oito mestres, quatro doutorandos e três mestrandos. No grupo, cinco possuem mais de uma formação acadêmica. Temos também professores com experiência internacional e os índices de produção acadêmica e científica são elevados”.

Mas, nem tudo são flores. Desafios ainda precisam ser superados, como ampliar os programas de estágio. “Ainda não conseguimos atender em plenitude esta necessidade. É necessário que se abram novas frentes em busca de oportunidades para os alunos. Para isso, estamos firmando parcerias e convênios com instituições públicas e empresas privadas”, afirmou o coordenador do curso.

Criado em 2007, o curso de Gestão Pública já formou doze turmas, com alunos atuando nas esferas federal, estadual e municipal, também distribuídos por empresas prestadoras de serviços na área pública e no terceiro setor. O professor Pedro Loureiro fez questão de lembrar, contudo, que o sucesso vem sido construído ao longo dos anos: “Além da dedicação dos professores, todos os coordenadores conseguiram elevar os índices de qualidade do programa. Assim, pode-se dizer que os resultados foram alcançados devido ao trabalho coletivo. Cada coordenador passa adiante melhor do que recebeu. Isto é o que se espera dos gestores públicos”.

Em todo o IFPA, o curso de Gestão Pública só é ofertado no Campus Belém. “No entanto, já existem planos para disponibilizar turmas nas modalidades EAD e presencial, para os próprios servidores do IFPA”, adiantou o professor.

Saiba mais sobre o Enade – O Enade mede os conhecimentos de alunos prestes a se formar em cursos de graduação e tecnologia. Implantado em 2004, o Enade corresponde a cada ano a uma etapa do ciclo avaliativo, que fecha em três anos. O exame avalia o desempenho dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos propostos e às habilidades e competências desenvolvidas pelo estudante durante sua formação. Fazer o exame e responder ao Questionário do Estudante são etapas obrigatórias para quem pretende colar grau.

Metodologia - O Conceito Enade é o indicador obtido a partir das notas dos estudantes na prova do Enade, que é composta por uma parte de formação geral e outra parte de componentes específicos do curso. Além do Conceito Enade, o exame gera o Conceito Preliminar de Curso (CIC), em que se avalia o ambiente pedagógico de cada curso de graduação; gera o Índice Geral de Cursos (IGC), que avalia todos os cursos (graduação e pós-graduação) da instituição de ensino e é divulgado a cada fechamento de ciclo do Enade.

Resultados – Confira os dados completos no portal do Inep, em Relatórios Síntese de Área e Relatórios de Curso e de Instituição de Ensino Superior: http://bit.ly/Enade-GestãoPública-2018