Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do IFPA comemoram conquistas no SISU

Alunos do IFPA comemoram conquistas no SISU

• Publicado: Sexta, 31 de Janeiro de 2020, 18h13
  • Última atualização em Sexta, 31 de Janeiro de 2020, 18h42

Desde que o resultado do SISU e os listões do IFPA, UFPA, UEPA e UFRA foram divulgados, o clima era de festa nos corredores do Campus e nas ruas da cidade. Muitos alunos do IFPA Campus Belém foram aprovados em universidades do Pará e de outros estados do País. A conquista é resultado de muito esforço desses estudantes que se dedicaram muito nos últimos anos.

São histórias de superação, como a de Wesley Assunção, aluno do curso de Técnico em Eventos e agora calouro de Engenharia Elétrica, no IF de Santa Catarina, e de Administração, na UFPA: “neto de pintor e de ex-lavadeira, filho de caminhoneiro e de empregada doméstica, com muito orgulho”. Ou de Manoel de Souza, aluno de Técnico em Química do IFPA, aprovado em primeiro lugar no curso de Letras, na USP, além da UEPA e UFPA, que conciliava os estudos com o trabalho na feira, ajudando a mãe que vende frutas e verduras.

Mas o êxito desses jovens merece ser compartilhado, como lembram os próprios alunos. Adrian Reis, aprovado em Ciências Biológicas na UFPA, fez questão de agradecer: “à família, que nunca duvidou da minha capacidade; aos amigos, que trabalharam juntos esses anos e sempre acreditaram que eu conseguiria e ao professores, que fizeram com que eu amasse a profissão”. Rayre Santos, aluna de Eventos e agora caloura de Turismo, na UFPA, também revelou sua gratidão: “aos meus pais, por darem tudo para que eu pudesse realizar meus sonhos (passagem, alimentação, casa, aconchego), aos amigos e professores”.

De fato, nesse momento de celebração, as congratulações merecem ser divididas com os professores que também tiveram uma função fundamental na formação acadêmica e cidadã desses alunos. Como ressaltou a professora de química do IFPA Campus Belém, Patrícia Luz, “é uma prova de que a revolução da educação é capaz de transformar pessoas e a sociedade”.

Independente do curso escolhido ou da trajetória de vida, os aprovados têm o comum o reconhecimento ao papel do IFPA nessa conquista. “Grande parte do conhecimento que adquiri é mérito do IFPA”, destacou Wesley. Para Rayre, o Instituto Federal ofereceu “a melhor formação do mundo, o lugar que me fez crescer demais”.

O professor Raimundo Otoni, Diretor Geral do IFPA Campus Belém, também fez questão de registrar sua mensagem aos alunos: “Aos aprovados, nossos votos de parabéns e de muito sucesso nessa nova etapa. Àqueles que ainda não conseguiram, nosso estímulo para que não desistam. Ano que vem tem mais!” E completou: “A todos do IFPA – alunos, professores e técnicos -, nosso imenso orgulho por fazermos parte de uma instituição pública, gratuita e de qualidade. Que sigamos transformando vidas...”

Fotos: Reprodução facebook