Página inicial > Últimas Notícias > Encontro entre IFPA Campus Belém e prefeituras discutiu formação profissional e tecnológica

• Publicado: Quarta, 18 de Março de 2020, 11h17
  • Última atualização em Quarta, 18 de Março de 2020, 11h58

Numa ação inédita, o IFPA - Campus Belém realizou, na última sexta-feira (13/3), uma Reunião Integrada sobre Formação Profissional e Tecnológica no Estado do Pará. O encontro contou com a presença de gestores municipais, representantes de associações de prefeituras, do Reitor do IFPA, pró-reitores, diretores, chefe de gabinete e chefes de departamento do Campus Belém.

Entre os participantes externos, estavam os prefeitos de Soure e Cachoeira do Arari; secretários de Educação dos municípios de Olianópolis, Inhangapi, Terra Alta, Augusto Corrêa e Barcarena, além de representantes da Associação de Municípios do Nordeste Paraense (AMUNEP), Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (AMAM) e do Consórcio Integrado dos Municípios Paraenses (COIMP).

Sob a coordenação do professor Raimundo Otoni, Diretor Geral do Campus Belém, o grupo recebeu informações sobre os cursos ofertados pelo Instituto Federal e sobre as possibilidades de futuras parcerias.

“Queremos fortalecer nosso contato com as prefeituras, que já acontece, por exemplo, via projetos de extensão e pesquisa. Esperamos, a partir dessa reunião, assinarmos um protocolo de intenções para, posteriormente, firmarmos um termo de compromisso que viabilize uma cooperação efetiva entre IFPA e os municípios do estado do Pará”, destacou o diretor.

Diretor geral do IFPA Campus Belém, Raimundo Otoni e o Reitor do IFPA, Claudio Alex  / Foto: ASCOM - IFPA Campus Belém

Essa parceria poderá ocorrer de diversas maneiras. O programa Forma Pará, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional e Tecnologia (Sectet), é um exemplo, no qual universidades e institutos tecnológicos oferecem cursos superiores para prefeituras que não têm ofertas públicas. O professor Cláudio Alex, Reitor do IFPA, no entanto, fez uma ressalva: “Por meio dessa termo de compromisso que poderemos firmar a partir deste encontro, não será necessária, obrigatoriamente, a triangulação da Sectet. O IFPA, como a instituição de educação federal mais interiorizada do Estado, é capaz de ofertar, de forma direta, respostas para as especificidades de cada demanda”.

Entre essas soluções, estão os cursos técnicos, superiores, de especialização e mestrado, que foram apresentados aos participantes. E ainda os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), que podem variar de 40 a 160 horas; Educação para Jovens e Adultos (EJA), Educação a Distância (EAD), formação para servidores de prefeituras, entre outras.

“Além de preparar profissionais que possam ajudar no desenvolvimento da região, o IFPA busca, também, ampliar as oportunidades de estágios para nossos alunos e desenvolver projetos de empreendedorismo e inovação”, ressaltou o diretor Raimundo Otoni.

Representantes de Instituições e prefeituras em reunião / Foto: ASCOM - IFPA Campus Belém

Na opinião do Reitor do IFPA, diante do alto índice de desemprego e das limitações orçamentárias, as parcerias são fundamentais: “Daí a importância dessa iniciativa do Campus Belém em se expor, de forma transparente, e buscar estabelecer relações concretas com parceiros importantes como as prefeituras aqui reunidas. Um celeiro de oportunidades está sendo construído, com inúmeras possibilidades não só para o Campus Belém, mas para todos os outros campi do IFPA”.

A realização do encontro também foi elogiada pelos participantes. Como foi o caso de Claudia Furtado, da Secretaria de Educação de Barcarena: “O IFPA - Campus Belém está de parabéns. A possibilidade de ofertar cursos profissionalizantes nos municípios dará mais sentido a jovens e adultos que cursam o EJA”. Opinião compartilhada por Maria do Socorro Reis, da Secretaria de Educação de Augusto Correa: “A capacitação pode dar um ânimo a mais aos alunos do EJA, reduzindo a evasão que, atualmente, é enorme”.  Segundo Aurelino Gomes dos Santos, da Secretaria de Educação Olianópolis, “os cursos FIC também podem ser uma porta de entrada para outras formações”.

Para o prefeito de Cachoeira do Arari, Jaime da Silva Barbosa, a iniciativa foi muito positiva. “Como presidente da AMAM, que representa 16 municípios do Arquipélago do Marajó, estamos entusiasmados com as perspectivas que o encontro pode resultar”. Carlos Augusto Gouveia, prefeito de Soure completou: “A reunião foi muito produtiva. Percebemos que o IFPA oferece muitos cursos que podem se moldar a diversas realidades. Parabéns por buscarem nos ouvir. É mais fácil apresentar nossas necessidades do que vocês tentarem adivinhar”.

Outros encontros já estão sendo planejados para que uma rede seja formada. “Juntos podemos ser mais fortes”, finalizou o professor Raimundo Otoni, diretor do Campus Belém.