Página inicial > Últimas Notícias > IFPA aprova seu primeiro Doutorado junto à CAPES

IFPA aprova seu primeiro Doutorado junto à CAPES

• Publicado: Segunda, 28 de Setembro de 2020, 11h22
  • Última atualização em Segunda, 28 de Setembro de 2020, 11h22

A proposta de criação do Curso de Doutorado Profissional em Desenvolvimento Rural e Sistemas Agroalimentares do IFPA Campus Castanhal foi aprovado junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), na área Interdisciplinar.

O objetivo do curso de doutorado profissional é formar profissionais qualificados para o exercício da prática profissional avançada e transformadora de procedimentos em Desenvolvimento Rural e Sistemas Agroalimentares, visando o desenvolvimento sustentável com base em sistemas integrados de produção agropecuária, extrativista e agroindustrial para atender demandas sociais, organizacionais e/ou profissionais do mundo do trabalho da Amazônia.

A área de concentração do curso é em Desenvolvimento Rural e Sistemas Agroalimentares, com 3 linhas de pesquisas: 1) Desenvolvimento Rural, Agroecologia e Manejo de Recursos Naturais, 2) Ciência e Tecnologia de Alimentos, 3) Educação, Economia Solidária e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares.

A proposta de criação do Curso foi elaborada em cooperação com uma sólida rede de parceria institucional nacional e internacional do IFPA, tais como: Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade de São Paulo (USP), Universidad de Alicante (Espanha), Le Mans Université (França) e Universidade de Trás-os-Montese Alto Douro (Portugal).

O curso também visa promover a formação de recursos humanos altamente qualificados e a fixação de pesquisadores e profissionais com amplos conhecimentos científicos e tecnológicos nesta área, aplicada à realidade dos povos amazônicos e do desenvolvimento sustentável.

Segundo, o professor Adebaro Reis, Diretor Geral do Campus Castanhal do IFPA, a proposta de Doutorado Profissional é fruto de muito trabalho coletivo que envolveu a equipe de gestão e de docentes do campus sob a coordenação da professora Dra. Maria Regina S. Peixoto Joele e Dra. Roberta de Fátima Rodrigues Coelho do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares (PPDRGEA) e da equipe da Reitoria do IFPA sob a coordenação do reitor do IFPA, Dr. Cláudio Alex da Rocha e da profa. Dra. Ana Paula Palheta da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPG).

Além da importante participação dos discentes e egressos do PPDRGEA, o Campus contou ainda com o apoio de diversas instituições parceiras, tais como: Campus Paragominas do IFPA, Sistema OCB/PA, SESCOOP/PA, Cooperativas, Associações de Agricultores Familiares, Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Empresas agroalimentares, Prefeitura de Castanhal, Paragominas e entre outras. Nossa gratidão pelo apoio e cooperação.

A expectativa é que o processo seletivo da primeira turma ocorra no primeiro semestre de 2021.

Fonte: https://ifpa.edu.br