Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Covid-19 > COVID19:Informação confiável é fundamental para se prevenir contra o Coronavírus
Início do conteúdo da página
Covid-19

COVID19:Informação confiável é fundamental para se prevenir contra o Coronavírus

  • Publicado: Domingo, 05 de Abril de 2020, 17h23
  • Última atualização em Domingo, 05 de Abril de 2020, 17h23

Em tempos de pandemia, a orientação do Ministério da Saúde é clara: o isolamento social é a melhor forma de evitar a contaminação pelo coronavírus. Outras instruções também são fundamentais, como lavar as mãos com água e sabão, evitar aglomerações, entre outras dicas.

O que algumas pessoas esquecem é de que tão perigoso quanto passar as mãos nos próprios olhos, nariz e boca, quando estiver na rua, é compartilhar informações equivocadas nas redes sociais. Boatos, mentiras e notícias falsas podem provocar situações de grande risco.

Grandes plataformas digitais, como Twitter, Facebook, Youtube e Instagram estão removendo mensagens que podem provocar danos por conterem informações que vão contra as orientações das autoridades de saúde. Serão excluídos, por exemplo, mensagens que neguem essas recomendações, divulgação de medida de prevenção e tratamento ineficazes, negação de fatos científicos, entre outras.

E vale lembrar: a difusão dessas mensagens falsas – as chamadas fakenews - pode ser punida, com enquadramento nos ilícitos de calúnia e difamação, além de danos morais. Ou seja, pode ter repercussão judicial.

Para se ter ideia da gravidade do momento, o próprio Ministério da Saúde criou a plataforma “Saúde sem Fake News”, na qual é disponibilizado um número de WhatsApp para envio de mensagens da população. O canal não irá tirar dúvidas sobre a doença, mas será um espaço exclusivo para receber informações que serão apuradas pelas áreas técnicas e respondidas oficialmente se são verdade ou mentira.

Qualquer pessoa poderá enviar de forma gratuita mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede, antes de continuar compartilhando. O número é (61) 99289-4640

A Diretoria de Gestão de Pessoas do IFPA, por meio da Coordenação de Assistência e Qualidade de Vida (CAQV/DGP-Reitoria) também está preocupada com esse cenário e adverte: todas as informações devem ser coletadas de fontes governamentais e/ou científicas. E em caso de dúvidas, a comunidade acadêmica pode enviar mensagens pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Enquanto você estiver em casa, procure usar a internet como forma de trabalho e distração – seja para fazer um curso, assistir a um filme, navegar por museus etc. As redes sociais, por sua vez, são essenciais para manter o contato virtual com a família e os amigos. Mas, fique atento! Saiba identificar um material duvidoso (clique nos links abaixo) e jamais compartilhe uma mensagem em que você não tenha total confiança. Mentira faz mal, uma informação errada pode até matar. 

Cuide-se e seja responsável pelo que compartilha!É pela sua saúde e pela saúde de todos!

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
-->