Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Semana Técnico-Científica: fique por dentro da programação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Semana Técnico-Científica: fique por dentro da programação

  • Publicado: Quarta, 18 de Novembro de 2020, 14h12
  • Última atualização em Quinta, 19 de Novembro de 2020, 11h55

 

Na próxima segunda-feira (23/11) terá início a VI Semana Técnico-Científica (VI SETECI), evento destinado à socialização e à difusão de conhecimentos científicos e experiências acadêmicas nos eixos do Ensino, Pesquisa e Extensão.

A edição deste ano terá como tema “O Ensino, a Pesquisa e a Extensão no IFPA Campus Belém, em tempo de Pandemia”. O evento abrigará o IV Seminário de Integração, Ciência, Cultura e Tecnologia (IV SITECC), sob a responsabilidade da Diretoria de Ensino (DEN); o III Encontro Científico e de Desenvolvimento Tecnológico (III ECIDETEC), sob responsabilidade da Diretoria de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação (DPI); e a IV Mostra Extensionista (IV MEIB), sob responsabilidade da Diretoria de Extensão (DEX). 

O III Encontro Científico e de Desenvolvimento Tecnológico (ECIDETEC) terá início com a palestra, às 9 horas, sobre “Aerosóis Atmosféricos na Amazônia e mudanças no uso da terra: de fontes biogênicas naturais às condições de queimadas”, com o professor Glauber Cirino (UFPA). Em seguida, às 10h30, a palestra “Aplicações dos métodos quantitativos em ciência e tecnologia”, com o professor Alessandro Correa (PPGMAT/IFPA) e mediação do professor Francisco Félix.

No período da tarde serão realizados mini-cursos e a comunicação oral de trabalho. Às 16 horas acontece a mesa-redonda “Educação em tempos de pandemia: ciência, criatividade e inovação”, com a participação dos professores Helena Rocha, Fernanda Barata e Haroldo Bentes, com mediação do técnico Ivo Paes.

Para terminar o primeiro dia do Encontro, a palestra “Diagnóstico molecular dos vírus respiratórios: detectando vírus pandêmicos”, com o professor Raimundo Pacheco e mediação da professora Michelle Pereira.

A programação do ECIDETEC, na terça-feira (24/11) começa às 8 horas com a palestra “Avanços metodológicos na microscopia de minérios”, com o professor Oscar Fernandez, com mediação da professora Patricia Luz.

“Ensino, pesquisa e internacionalização nos Institutos Federais” será o tema da mesa-redonda que acontece às 9h30, com a participação dos professores Jefferson Azevedo (IFF), Fabrício Alho (Pró-Reitor de Extensão) e Regina Krelling, com mediação do professor Breno Alencar.

No período da tarde serão realizados mini-cursos e a comunicação oral de trabalho. Às 16 horas acontece a mesa-redonda “Ensino, pesquisa e extensão no Ensino Médio Integrado: que interdisciplinaridade queremos?”, com os professores João Paulo Alves, Rejane Araújo e Pedro dos Santos, com mediação do professor Hardiney Martins. A partir das 18 horas, acontecerá a premiação e encerramento.

Clique AQUI e confira a programação completa do III ECIDETEC

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->