Página inicial > Últimas Notícias > Diretor Geral do Campus Belém publica artigo em revista online

Diretor Geral do Campus Belém publica artigo em revista online

• Publicado: Terça, 29 de Dezembro de 2020, 12h00
  • Última atualização em Terça, 29 de Dezembro de 2020, 12h02

Qual a relevância da avaliação de práticas educativas no processo de iniciação à docência dos estudantes? Como a avaliação pode ser utilizada como instrumento de formação? Como verificar o nível de cumprimento dos objetivos do projeto de iniciação à docência? Essas questões foram consideradas no desenvolvimento da pesquisa do professor Raimundo Otoni, Diretor Geral do IFPA Campus Belém, relatada no artigo “A Avaliação de Práticas Educativas como Processo Formativo na Iniciação à Docência em Matemática”, recém publicado na Revista de Matemática, Ensino e Cultura (REMATEC).

A REMATEC é um periódico do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM), vinculado à Universidade Federal do Pará (UFPA). A revista tem como proposta dar visibilidade à produção científica-acadêmica nestas áreas, de modo a apresentar contribuições para a consolidação do ensino e da pesquisa.

Em seu artigo, o professor Raimundo Otoni apresenta conceitos e concepções pedagógicas que foram utilizados no processo de avaliação das diversas experiências práticas e das propostas didático-metodológicas para o ensino da Matemática delineadas no Projeto de Iniciação à Docência. Pelos resultados apresentados, o autor aponta a necessidade de uma análise mais geral das informações provenientes das atividades de iniciação à docência: “sem considerar a disciplina Matemática de forma isolada, mas considerando a transversalidade com as disciplinas pedagógicas, com outras áreas do conhecimento e com as problemáticas inerentes ao contexto da escola pública”.

Para ler o artigo na íntegra, clique AQUI.

Artigo em livro - Em novembro, o professor Raimundo Otoni teve o artigo “A história do PIBID no IFPA e suas contribuições na formação do professores de Matemática” publicado no livro Educação Contemporânea – Ensino Superior. A obra, lançada pela editora Poisson, teve organização de Maria Célia da Silva Gonçalves e Bruna Guzman de Jesus. Clique AQUI para acessar.