Auxílio - edital 24/2021 - Projeto alunos Conectados - prorrogação
Visando contribuir com a permanência dos estudantes do campus Belém, a Divisão de Qualidade de Vida e Assistência Social (DQVAS) informa que o edital do projeto “Alunos Conectados”, que fornece pacote de dados para os alunos da Rede Federal de Educação em condição de vulnerabilidade socioeconômica, para o apoio ao desenvolvimento das atividades acadêmicas de forma remota durante o contexto de pandemia da Covid-19, por meio de parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), está com as inscrições prorrogadas até o mês de abril de 2022.
Veja as orientações para esclarecimento de dúvidas sobre inscrições no Edital.
PERGUNTAS E RESPOSTAS
1. O que é o Projeto Alunos Conectados?
Trata-se de projeto do MEC, coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que tem como finalidade o fornecimento, por meio de operadoras de Serviço Móvel Pessoal (SMP), a disponibilização e monitoramento de pacotes de dados para estudantes das universidades e institutos federais em condição de vulnerabilidade socioeconômica, visando o desenvolvimento das atividades acadêmicas.
2. Qual o objetivo?
Promover suporte às ações emergenciais de educação, pesquisa e assistência ao ensino, em apoio ao enfrentamento da pandemia Covid-19, por meio de disponibilização e monitoramento de chip/pacote de dados a estudantes matriculados/as em cursos presenciais técnicos e da graduação do IFPA, em condição de vulnerabilidade socioeconômica, para desenvolvimento de atividades acadêmicas remotas.
3. Quem pode se inscrever edital do Projeto Alunos Conectados?
Estudantes matriculados/as em cursos presenciais técnicos e de nível superior do IFPA, com renda bruta familiar per capita mensal de até meio salário mínimo, equivalente a R$ 550 (quinhentos e cinquenta reais) e que estejam desenvolvendo atividades na forma remota, conforme a lista informada à DQVAS pelos departamentos de curso com a relação de turmas e estudantes em atividades remotas.
4. Como é realizada a inscrição no Projeto Alunos Conectados?
Para se inscrever, os/as estudantes devem realizar os seguintes passos:
1) Aderir ao Cadastro Único do SIGAA
- Acessar o SIGAA (www.sigaa.ifpa.edu.br), clicar em “Entrar no Sistema” com suas credenciais de acesso (matrícula). Em “Portal do Discente”, acessar o menu “Auxílios” e depois “Aderir ao Cadastro Único”, que consiste no preenchimento de um Questionário Socioeconômico. Ao final, clicar em “Confirmar Inscrição”.
2) Aderir ao Projeto Alunos Conectados no SIGAA
- Estudantes que já aderiram ao Cadastro Único no período letivo vigente devem solicitar a adesão ao Projeto Alunos Conectados de acordo com os passos abaixo:
- Em “Portal do Discente”, acessar o menu “Alunos Conectados” e depois “Solicitar adesão ao Projeto”, informar a operadora que possui área de cobertura na localidade onde acessará a internet para realização das atividades acadêmicas (Claro ou Oi), informar o CEP do local de acesso e anexar a documentação comprobatória conforme a situação e critérios do edital.
ATENÇÃO: Os formatos de arquivo válidos para envio são: PDF (Arquivo único contendo todos os documentos reunidos) ou ZIP (Arquivo único contendo vários documentos comprimidos). O arquivo enviado não pode possuir tamanho superior a 30,00 MB.
- Em seguida devem clicar para concordar com os termos e condições do Projeto e depois clicar em “Solicitar”.
- Os estudantes poderão realizar somente uma solicitação de adesão por vez, posto que o sistema inviabilizará novas solicitações ao mesmo discente enquanto existirem outras solicitações ainda sendo analisadas e/ou contempladas para o mesmo CPF. Caso a solicitação de adesão ao Projeto seja indeferida o/a estudante poderá efetuar nova solicitação.
NOTA IMPORTANTE PARA INSCRIÇÃO:
Leia com atenção os itens 6 e 7 do Edital 05/2021.
5. Qual será o período de inscrição no Projeto Alunos Conectados?
As inscrições serão de fluxo contínuo, devendo ocorrer ao longo do ano inteiro. O SIGAA permanecerá aberto para inscrições, porém só permite que o/a estudante realize uma inscrição por vez.
6. Quais os documentos deverão ser anexados no momento da inscrição?
- RG e CPF do estudante.
- Certidão de Casamento ou Declaração de União Estável do estudante, se for o caso.
- RG ou Certidão de Nascimento ou Casamento de TODOS os membros do grupo familiar (que moram na mesma casa).
- Comprovante de endereço emitido nos três últimos meses em nome de um dos membros da família. Se imóvel alugado apresentar contrato de aluguel ou último recibo de pagamento. Caso o/a estudante não tenha como comprovar o endereço deverá
apresentar Declaração de Residência conforme Anexo II (imóvel próprio ou alugado) ou III (imóvel cedido).
- Quadro de Composição familiar devidamente preenchido (AnexoI).
- Comprovantes de renda atualizado de TODOS os membros da família maiores de 18 (dezoito) anos que residam no mesmo endereço, conforme quadro indicado no edital.
ATENÇÂO: Os formatos de arquivo válidos para envio são: PDF (Arquivo único contendo todos os documentos reunidos) e ZIP (Arquivo único contendo vários documentos comprimidos). O arquivo enviado não pode possuir tamanho superior a 30,00 MB".
7. O estudante poderá acumular este auxílio com outros auxílios da assistência estudantil?
O benefício previsto neste edital poderá ser acumulado sem prejuízo com outras bolsas e/ou programas de ensino, pesquisa e extensão, exceto com auxílio que tenha a mesma finalidade (aquisição de pacotes de dados de internet).
8. Quais as operadoras dos chips?
As operadoras de Serviço Móvel Pessoal (SMP) habilitadas a atuarem no Projeto Alunos Conectados são Claro e Oi.
9. Como e quando vão ser divulgados os Resultados?
Todos os resultados das análises do Projeto Alunos Conectados serão divulgados no site do IFPA Campus Belém: https://belem.ifpa.edu.br/
Como as inscrições irão ocorrer o ano inteiro em fluxo contínuo, organizamos os períodos de divulgação de resultados da seguinte maneira:
- Para inscrições realizadas na 1ª quinzena de cada mês:
- Resultado Parcial: 5º dia útil a contar do dia 16.
- Resultado de Recursos e Resultado Final: 3 dias úteis após o Resultado Parcial (ou seja, no 8º dia útil a contar do dia 16).
- Para inscrições realizadas na 2ª quinzena de cada mês:
- Resultado Parcial: 5º dia útil do mês seguinte.
- Resultado de Recursos e Resultado Final: 3 dias úteis após o Resultado Parcial (ou seja, no 8º dia útil do mês seguinte).
10. Se meu pedido foi indeferido posso me inscrever novamente?
Sim, o/a estudante poderá efetuar nova solicitação, caso tenha tido solicitação indeferida.
11. Duas pessoas da mesma família podem solicitar o chip?
Sim, desde que cumpridos os critérios para o recebimento.
12. Quem já recebeu o chip através do projeto em 2020 precisa realizar nova inscrição?
Não, a recarga do seu chip continuará sendo realizada mensalmente.
13. Quando e como será realizada a entrega dos chips?
A entrega do chip/pacotes de dados de internet (dados móveis) dependerá dos prazos e procedimentos da RNP e operadoras. Serão divulgadas no site do Campus as orientações sobre o processo de entrega do chip e assinatura do Termo de Compromisso.
É importante lembrar que a entrega do chip será realizada somente ao/à estudante e, no caso de estudante menor de idade, deverá estar acompanhado/a do/a responsável legal.
Atenção: é de responsabilidade do/a estudante a observância dos prazos e procedimentos estabelecidos do Edital, bem como o acompanhamento de publicações.
Orientações detalhadas:
Confira o edital 24/2021 - Prorrogação do projeto alunos conectados.
O edital 24/2021 atualiza e substitui o edital nº 05/202.
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