Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Publicações > Projeto de extensão do IFPA Campus Belém inicia com sessão cineclube contra racismo religioso
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Projeto de extensão do IFPA Campus Belém inicia com sessão cineclube contra racismo religioso

  • Publicado: Sexta, 26 de Agosto de 2022, 13h07
  • Última atualização em Segunda, 29 de Agosto de 2022, 18h05
  • Acessos: 298

O projeto de extensão "Cinema e Geografia - Aprendizados Crítico-Criativos" vai iniciar no dia 30 de agosto, terça-feira, para celebrar essa data, o professor do IFPA Campus Belém e coordenador do projeto, professor Wallace Pantoja, em parceria com o professor Mateus Moura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SEMEC, irão promover uma sessão Cineclubista, democrática e educativa, com objetivo de reunir pessoas em uma sessão cinematográfica,  seguida de uma roda de conversa entre o público, para compartilharem suas percepções sobre obras cinematográficas, cujo o tema é o racismo religioso. O evento irá ocorrer no Miniauditório do Bloco M, 3º andar, das 16h às 18h30min.

A sessão também é uma parceria com o CINE CURAU, projeto realizado pelo Núcleo de Arte, Cultura e Educação (NACE) da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, com o Núcleo de Estudos Afro Brasileiros – NEAB do IFPA Campus Belém e com a Escola de Teatro e Dança da UFPA – ETEDUFPA.

Serão exibidas obras cinematográficas relatando as vivências e levantando debates acerca dos orixás e suas diversas manifestações em terras brasileiras, são elas:  "A dança das cabaças" (Kiko Dinucci) e "Rebatizado do elevado - agora se chama elevado do Exu de Mãe Celina" (Ação Coletiva - com proposição de Arthur Leandro), colocando em  pauta a lei 10.639 da constituição federal, que prevê a obrigatoriedade do ensino da cultura africana e afrodiaspórica no contexto escolar.

São convidados especiais da sessão, a professora Laurenir Peniche, coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros do IFPA Campus Belém, professor Tata Angelo Kafunlumizo, docente de Geografia e Especialista em estudos para a promoção da igualdade racial na escola e o professor Iaô Thales Branche, da Escola de Teatro e Dança da UFPA.

O evento é gratuito e aberto para quem se interessar. Estão convidados em especial, os discentes do IFPA e da Escola Municipal Rui Brito. O momento também é parte integrante da programação de acolhida dos calouros da nova turma de Geografia de 2022.2, programação desenvolvida pelo Centro Acadêmico de Geografia.

 

DICOM, com informações de: Mateus Moura, Glauce Santos e Wallace Pantoja

Imagem do cartaz: Alexandre Alexandrino (“Exu intelectual”)

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->