Página inicial > Publicações > Rede Federal e campus Belém celebram 113 anos de existência

Rede Federal e campus Belém celebram 113 anos de existência

• Publicado: Sexta, 23 de Setembro de 2022, 15h19
  • Última atualização em Sexta, 23 de Setembro de 2022, 15h20

Em 23 de setembro de 1909, teve início uma história que atravessa e transforma gerações por meio da educação. Para celebrar a existência secular, o campus Belém do Instituto Federal do Pará (IFPA) realizou uma manhã de programação cultural com shows, poesia e apresentação de carimbó.

Durante a programação do aniversário, os participantes cantaram parabéns à Rede Federal de Educação e houve, ainda, a distribuição de bolo para a comunidade acadêmica.

Com muita animação, os alunos prestigiaram a atividade em alusão ao aniversário do campus. O diretor-geral, professor Raimundo Otoni, disse que “esta é uma história de sucesso que orgulha a toda comunidade acadêmica”. Já a professora Neila Cabral, diretora de Ensino, disse que “a instituição existe em função dos alunos, que todos, professores, técnicos e colaboradores trabalham para proporcionar uma ensino de qualidade e compromissado”.

HISTÓRICO

O Instituto Federal do Pará foi instituído em 23 de setembro de 1909 como Escola de Aprendizes Artífices do Pará, pelo então presidente da república, Nilo Peçanha. Compreendia o ensino primário, cursos de desenho e oficinas de marcenaria, funilaria, alfaiataria, sapataria e ferraria. Em 1930, a Escola de Aprendizes transforma-se em Liceu Industrial do Pará e, em 1942, em Escola Industrial de Belém.

Na década de 1960, é transformado em Autarquia Federal com autonomia didática, financeira, administrativa e técnica. Passa a oferecer cursos técnicos de edificações e de estradas, passando a ser chamado de Escola Industrial Federal do Pará, quando foram criados os cursos de agrimensura e eletromecânica.

Em 1997, foi instituída pelo Ministério da Educação, a verticalização da educação profissional, nos níveis básico, técnico e superior. Em 18 de janeiro de 1999, a Escola Técnica foi elevada à categoria de Centro Federal de Educação Tecnológica com a finalidade de atuar nos níveis e modalidades da educação profissional, ou seja, o básico, o técnico e o tecnológico equivalente à educação superior.