Página inicial > Publicações > Estrelado por professoras, ensino remoto e suas mazelas vira tema de espetáculo teatral no IFPA Campus Belém

• Publicado: Terça, 29 de Novembro de 2022, 18h21
  • Última atualização em Terça, 29 de Novembro de 2022, 18h39

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA, Campus Belém e o Núcleo de Arte e Cultura apresentam o espetáculo “Bebé Desonline”. O espetáculo é uma comédia dos tempos pós-pandemia, que trata, de forma descontraída, o momento de voltar a rir, trazendo para a cena o ensino remoto e suas mazelas, com os desafios de aprender a lidar, de repente, com as novas ferramentas tecnológicas e o enfrentamento de acompanhar offline um mundo que está sempre conectado. A peça teatral acontecerá no dia 01 de dezembro, às 18h, no Auditório Central da instituição.

“Bebé Desonline” é parte integrante da programação cultural da 8ª Semana Técnico-Científica do IFPA Campus Belém, sendo protagonizado pela atriz e professora Marinete Boulhosa, com participação professora Neila Cabral, dirigidas pela professora Silvia Silva, com a participação da Turma TM1343MB, do Curso Técnico em Eventos, a colaboração dos servidores, Rubens Cunha e Carlos André Mendes, do Departamento de Artes Visuais e Audiovisual do Campus Belém.

O texto marca também a volta à cena das personagens Bebé (Benzentina) e Dedé (Deolina), agora online. Duas marajoaras que conquistaram sua vaga no ensino superior no IFPA, justo no momento mais crítico para a Educação, que forçou a adaptação de alunos e professores ao novo formato de aulas por meio de videoconferência, exigindo o acesso à internet, tratando com bom humor as dificuldades de adaptação das duas partes.

A peça, em ato único se passa na cozinha da casa de Bebé, cenário interativo com a tela do computador, de onde a caloura tenta acompanhar a aula, interagindo pelos meios digitais com seus colegas e sua professora, ao mesmo tempo em que espia por sua janela a vida que segue rio acima, pelas águas do Marajó.

A ênfase nas peculiaridades regionais dos povos ribeirinhos, com seus costumes e o ritmo cotidiano, traça um retrato poético da vida marajoara, enquanto as limitações e as dificuldades de acesso restrito à internet, especialmente nos municípios mais distantes do interior do Pará, denunciam as desigualdades sociais que se tornaram explícitas na pandemia e que o ensino remoto deixou ainda mais acentuadas. A linguagem cabocla, as peripécias de Bebé para driblar a vigilância da tela e conciliar sua aula com seus afazeres domésticos é a nova rotina vivenciada por ela. Qualquer semelhança será coincidência? O público vai se identificar!

SERVIÇO:

Apresentação Teatral: Bebé Desonline

Data: 01/12/2022

Local: Auditório Central do IFPA, Campus Belém. End. Av. A. Barroso, 1155, Marco, Belém - PA

Hora: 18h

Ingresso: 1kg de alimento não perecível (Pegar ingresso na Recepção da Diretoria de Ensino. A entrega do alimento deverá ser feita no dia do evento).