Página inicial > Publicações > Tripé ensino, pesquisa e extensão é abordado na abertura da 8ª SETECI

Tripé ensino, pesquisa e extensão é abordado na abertura da 8ª SETECI

• Publicado: Quarta, 30 de Novembro de 2022, 16h06
  • Última atualização em Quarta, 30 de Novembro de 2022, 16h06

Teve início, na manhã desta quarta-feira (30), a 8ª Semana Técnico-Científica (Seteci) do campus Belém do Instituto Federal do Pará. A abertura ocorreu no auditório central da instituição. A programação da Seteci é uma realização conjunta das diretorias de Ensino, Pesquisa e Extensão do campus e este ano apresenta o tema "Ciência, tecnologia, inovação e extensão acadêmica no contexto amazônico".

A mesa de abertura do evento contou com a presença da pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFPA, professora Ana Paula Palheta; da diretora-geral substituta, professora Neila Cabral; do diretor de ensino substituto, Cleber Silva; da diretora de Extensão, professora Helena Cunha, e do diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do campus Belém, projeto Reginaldo da Silva.

Para a professora Neila Cabral, é uma imensa satisfação realizar a SETECI, que apresenta à sociedade o resultado do esforço coletivo para produzir educação, ciência e tecnologia, ainda que diante de uma cenário de cortes orçamentários, que dificulta o pleno desenvolvimento das instituições de ensino, mas que "mesmo com os desafios, o campus Belém continua se destacando com a produção acadêmica dos alunos e professores" e concluiu enaltecendo a grandeza da 8ª SETECI.

A importância do evento também foi destaque na fala da professora Ana Paula Palheta, pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação do IFPA, que esteve na mesa de abertura representando o reitor Claudio Alex Jorge da Rocha. Em tom de incentivo, a pró-reitora disse que "é necessário acreditar que a ciência seja definitiva para que não haja negação e retrocessos na educação, pois é com o incentivo à pesquisa científica e à educação que poderemos formar não apenas mão de obra, mas cidadãos e cidadãs capazes de contribuir positivamente com o país".

Ana Paula concluiu afirmando que eventos como a SETECI desenvolvem capacidades necessárias para o mundo contemporâneo, como o trabalho colaborativo, pois vai além do espaço formal da sala de aula, e trazer contribuições a partir da integração dos eixos de ensino, pesquisa e extensão.

Após a abertura, foi realizada a mesa-redonda “Cooperação e integração: um desafio para as instituições de ensino”, que teve a participação do professor do campus Belém, Otávio Rocha; da professora e servidora do Tribunal de Contas do Município (TCM), Maria Stela Campos; da professora do Curso de Engenharia Civil e coordenadora na Pró-reitora de Extensão da UFPA, Taiza Nayana da S. Ferreira. A mesa foi mediada pelo professor Cleo Quaresma Dias Junior, do campus Belém do IFPA.

A programação da 8ª SETECI segue até o fim desta quinta-feira (1º). No turno da manhã serão realizados minicursos, palestras, oficinas e apresentação de trabalhos acadêmicos. Para ver a programação completa, clique aqui.

SOBRE A SETECI

A SETECI tem como objetivo incentivar e fortalecer a produção acadêmica, através da socialização, da difusão de conhecimentos científicos e experiências acadêmicas nos eixos do Ensino, Pesquisa e Extensão.

A 8ª edição da Semana Técnico-Científica (Seteci) teve mais de 953 inscritos, 85 trabalhos submetidos, 8 minicursos, 13 palestras e 2 atrações culturais. Durante a 8ª SETECI ocorre, também, a V Semana de Integração, Ciência, Cultura e Tecnologia (SITECC), o V Encontro Científico e de Desenvolvimento Tecnológico (Ecidetec) e a V Mostra Extensionista (Meib).