Página inicial > Publicações > Campus Belém dá início às obras de conclusão do Bloco J

Campus Belém dá início às obras de conclusão do Bloco J

• Publicado: Quarta, 14 de Dezembro de 2022, 12h28
  • Última atualização em Quinta, 15 de Dezembro de 2022, 13h53

Diante do cenário de cortes orçamentários vivenciado pelas instituições públicas de ensino, tem sido um desafio cada vez maior ofertar educação pública de alto nível como, há mais de 100 anos, o Instituto Federal do Pará (IFPA) entrega à população paraense. Ainda assim, a gestão do campus Belém tem trabalhado para manter a qualidade da infraestrutura disponibilizada à comunidade acadêmica.

Um dos resultados da dedicação em manter e ampliar a estrutura física do campus foi a assinatura da Ordem de Serviço, na última segunda-feira (12), para a conclusão da obra do Bloco J do campus.

O retorno das obras marca uma enorme conquista para os alunos e servidores da instituição, pois a construção havia sido paralisada há, aproximadamente, sete anos e, desde então, as equipes de Núcleo Técnico de Obras (NTEO) e da direção do campus vêm trabalhando incansavelmente para garantir a entrega de mais um equipamento que será utilizado para as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Estimada em um valor de R$ 6.249.613,36, a obra tem como objetivo atender aos cursos de Eletrotécnica e Eletrônica, que estão funcionando em instalações provisórias desde a demolição dos prédios originais. As instalações do bloco J serão dotadas de salas de aula e laboratórios, tendo quatro pavimentos dedicados ao uso dos estudantes e servidores.

Antes da visita ao canteiro de obras, o diretor-geral, Raimundo Otoni; os responsáveis pelo projeto técnico, Nubia Esteves, Luciana Ferreira, Adnei Vieira e Marcelo Rodrigues; e representantes da empresa Continental Engenharia, ganhadora da Licitação, José Carlos da Silva Sousa, Paulo Henrique Amaral e Larissa Pereira, estiveram reunidos para discutir aspectos técnicos para a execução das obras, garantindo a segurança dos trabalhadores e da comunidade acadêmica.

Para o professor Raimundo Otoni, “a retomada das obras é uma grande conquista para o campus Belém, que, com muito esforço, vai conseguir concluir a construção de uma infraestrutura importante para os alunos e servidores”, comentou. O entusiasmo também foi percebido na fala de uma das responsáveis pelo projeto, a servidora Nubia Esteves, que disse que “foram anos de muita dedicação para que as obras pudessem ser reiniciadas, é uma imensa satisfação participar desse momento”.

Após a reunião, os representantes do IFPA e da empresa Continental  foram às obras, que atualmente estão interditadas, para verificar as intervenções necessárias durante o período de execução do projeto, como a instalação de energia elétrica, fornecimento de água, preparação do barracão de obras e outras medidas necessárias para o correto andamento da construção do Bloco J do campus Belém.