Página inicial > Publicações > Alunos e Professores do Curso de Eletrotécnica Realizam Visita Técnica a UHE de Tucuruí

• Publicado: Sexta, 17 de Novembro de 2023, 12h18
  • Última atualização em Sexta, 17 de Novembro de 2023, 12h18

No dia  14 de novembro de 2023, conduzidos pelos professores Helleson Jorthan Brito da Silva e Marcelo Rodrigues, os alunos do Curso de Eletrotécnica do Campus Belém, realizaram Visita Técnica a Usina Hidrelétrica de Tucuruí. Eles foram recepcionados por funcionários da Eletronorte em seu centro de treinamento, em seguida os alunos e professores foram conduzidos ao interior da Usina, onde inicialmente foi descrito um breve histórico da sua construção, posteriormente, já no topo da usina, ocorreu a demonstração de seus dados técnicos e em seguida foi demonstrada a sala de operação, ao final também houve a demonstração do local onde estão instaladas as turbinas e os geradores.

De acordo com o professor Marcelo Rodrigues, os alunos ficaram satisfeitos com a realização da visita, pois, foi de grande importância para a sua formação profissional, já que a UHE de Tucuruí possui grande importância para o  Setor Elétrico Brasileiro,

A Usina Hidrelétrica (UHE) de Tucuruí fica localizada na cidade de Tucuruí, na bacia do rio Tocantins, a cerca de 450 km de Belém. A construção da UHE Tucuruí foi iniciada em 1972 e sua primeira etapa, com 4.000MW de potência instalada, foi inaugurada em 22 novembro de 1984, seu lago possui uma área de 1.800km² e seu vertedouro apresenta capacidade de 110.000m³/s, a barragem possui 78m de altura. Atualmente, a UHE Tucuruí  possui uma capacidade instalada de 8.535MW, é a segunda maior Usina genuinamente brasileira, ficando atrás apenas da Usina de Belo Monte, também localizada no Estado do Pará.