Página inicial > Publicações > Projeto do IFPA é Finalista na FEBRACE

Projeto do IFPA é Finalista na FEBRACE

• Publicado: Quinta, 01 de Fevereiro de 2024, 16h51
  • Última atualização em Quinta, 01 de Fevereiro de 2024, 16h51

O Núcleo de Pesquisa em Educação e Cibercultura - NUPEC está na final da 22ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - FEBRACE.

O NUPEC chega a final com o projeto de pesquisa REDES SOCIAIS E A CULTURA DO CANCELAMENTO NO BRASIL: ESTUDO QUALITATIVO A PARTIR DE PRÁTICAS DISCURSIVAS NA IMPRENSA E NO TWITTER ENTRE 2018 E 2022, desenvolvido pelas ex-bolsistas de iniciação científica Wilma Beatriz da Cruz Alves e Ana Beatriz Miranda Veiga, sob orientação do antropólogo e professor Breno Alencar, do IFPA campus Belém, e coorientação do estudante da Especialização em Saberes, Linguagens, Oralidades e Práticas Educativas na Amazônia, Paulo Victor Ribeiro.

A pesquisa teve como objetivo principal analisar a “cultura do cancelamento” no ciberespaço brasileiro em uma perspectiva ritual a partir da revisão bibliográfica e da análise qualitativa de casos com grande repercussão na mídia e de manifestações de usuários na rede social Twitter entre 2018 e 2021. A metodologia empregada na pesquisa envolveu criação de banco de dados, com fins de catalogação e análise qualitativa de matérias sobre a “cultura do cancelamento”; identificação das motivações que justificam as práticas e discursos associados ao cancelamento; e estudo das fases ou etapas que caracterizem padrões de ocorrência do cancelamento analisando sua eficácia, consequência e temporalidade.

Este projeto é resultado do Edital n. 05/2022 – PIBICTI/PROPPG/IFPA/CNPq e recebeu aporte financeiro do Instituto Federal do Pará através de verba de custeio e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico por meio de duas bolsas de iniciação científica, instituições as quais o NUPEC agradece pelo apoio.

A próxima etapa da FEBRACE envolve a avaliação do projeto de forma presencial que ocorrerá na Universidade de São Paulo de 18 a 22 de março.

Acesse a lista de finalistas clicando AQUI.

Acesse as orientações para os finalistas clicando AQUI.