Página inicial > Publicações > Campus Belém realiza programação para celebrar o Dia Internacional das Mulheres

Campus Belém realiza programação para celebrar o Dia Internacional das Mulheres

• Publicado: Sexta, 08 de Março de 2024, 14h01
  • Última atualização em Sexta, 08 de Março de 2024, 14h04

Um dia em alusão à luta por equidade de gênero. O Dia 8 de março marca a busca por uma sociedade mais igualitária em direitos sociais e políticos às mulheres. Para celebrar esta data, o Setor de Saúde e Qualidade de Vida (SSQV) do campus Belém do Instituto Federal do Pará (IFPA) realizou uma manhã dedicada às mulheres que fazem parte do dia a dia da instituição.

Com a presença de servidoras e colaboradoras, as mulheres do campus participaram da palestra "desafios invisíveis: a jornada da mulher com deficiência na sociedade", promovida pela psicóloga Luisa Leão, da Universidade Federal do Pará (UFPA). A palestra fez uma retrospectiva acerca das principais dificuldades enfrentadas por mulheres com deficiência e a luta por uma sociedade que permita que todas as mulheres possam exercer direitos civis.

De acordo com a líder do SSQV, Jeanne Liberato, "este é em um evento especial dedicado a honrar suas conquistas, resiliência e poder. Este é um momento para reconhecermos e celebrarmos a força e a diversidade das mulheres em todas as esferas da vida", declarou.

Em seguida, a servidoras participaram de um sorteio de brindes. A programação em alusão ao Dia Internacional da Mulher foi concluída com um café da manhã especialmente preparado para a confraternização das servidoras que atuam no campus Belém.

SOBRE A PALESTRANTE

Luísa Leão é mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (PPGEEs/UFSCar). Atualmente é servidora do Tribunal Regional do Trabalho da 8a Região, Chefe da Divisão de Acessibilidade, Inclusão e  Sustentabilidade e integra  o Subcomitê de Acessibilidade e Inclusão. Atua como palestrante, consultora e com a formação de recursos humanos no campo de acessibilidade e diversidade.

SOBRE O DIA 8 DE MARÇO

Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, o chamado Dia Internacional das Mulheres é comemorado desde o início do século 20.

A origem da data escolhida para celebrar as mulheres tem algumas explicações históricas. No Brasil, é muito comum relacioná-la ao incêndio ocorrido em Nova York no dia 25 de março de 1911 na Triangle Shirtwaist Company, que matou 146 trabalhadores — 125 mulheres e 21 homens (na maioria, judeus) — e trouxe à tona as más condições enfrentadas por mulheres na Revolução Industrial.