Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Publicações > Open Data Day 2024 Belém é realizado no campus Belém
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Open Data Day 2024 Belém é realizado no campus Belém

  • Publicado: Sexta, 08 de Março de 2024, 14h21
  • Última atualização em Sexta, 08 de Março de 2024, 14h21
  • Acessos: 278

O evento Open Data Day 2024 Belém, foi realizado no Campus Belém do IFPA, através de uma iniciativa coordenada pela pela professora Tatiana Pará, líder do grupo Meninas da Geo, Este ano, o evento recebeu apoio dos Mini-Grants do Open Data Day 2024 para sua realização em Belém, para patrocinar o cofee break do evento, que contou com cafés, sucos, bolos e o especial Guaraná da Amazônia.

A infraestrutura e realização do evento foi da Diretoria de Extensão – Setor de empreendedorismo, com apoio dos cursos de Desenvolvimento de Sistemas, Geodésia e Cartografia, Mineração, Gestão Pública e Geografia do campus. Com tema ODS e uso de dados abertos a proposta foi oferecer o link do IFPA com a comunidade externa mostrando como é possível empreender nesse tema. A professora Tatiana explica que o empreendedor visionário de hoje utiliza a análise de dados abertos como um mapa do tesouro, guiando-o por um mar de informações fragmentadas. Através de métodos eficientes de análise de dados e inteligência artificial, é possível transformar dados em informações que
apoiem as decisões de um empreendedor.

A programação do evento incluiu diversas atividades, como painéis temáticos, mesas redondas, workshops presenciais e online, e uma Mapatona para atualizar os dados georreferenciados da cidade de Belém. Com o tema "ODS na Amazônia - Entendendo o impacto dos dados abertos na Amazônia, sede da COP30 em 2025, o evento reuniu cerca de 150 participantes, incluindo membros da comunidade acadêmica local, pesquisadores, empresários, jornalistas, representantes nacionais e internacionais, e membros da sociedade civil.

Destacou-se a importância dos dados abertos para o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Amazônia, com discussões centradas em indicadores relevantes para a região. O evento também abordou questões relacionadas à participação das mulheres nas áreas de STEM, em conformidade com o ODS 5, que visa promover o empoderamento feminino.

Além das atividades programadas, houve uma Mapatona de Belém, realizada através da plataforma Humanitarian Open Street Map Team, que contou com a participação de colaboradores online e presenciais nos laboratórios de Geomática do campus Belém.

Diversas instituições e grupos de pesquisa estiveram envolvidos e fortaleceram a comemoração do evento, que também contou com uma sessão informal, fora do campus, chamada "Cerveja com dados"; no Boteco da Mata Belém, visando fortalecer conexões entre os participantes.

As inscrições foram realizadas online, com vagas limitadas a 160 participantes, dos quais 83 estiveram presentes presencialmente, 50 participaram online, além de 15 palestrantes e 15 voluntários da comissão organizadora.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->