Página inicial > Publicações > Projeto realiza atividades voltadas para o Abril Indígena; participe!

Projeto realiza atividades voltadas para o Abril Indígena; participe!

• Publicado: Quarta, 27 de Março de 2024, 14h02
  • Última atualização em Quarta, 27 de Março de 2024, 14h02

O projeto Ver-o-Cine realizará, nesta segunda-feira (1º), uma atividade voltada para o mês Abril Indígena, que tem como objetivo celebrar a cultura e a luta dos povos indígenas.

O evento terá a apresentação do Laboratório de Etnomusicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), além de exibição de curtas-metragens da Katahirine - Rede Audiovisual das Mulheres Indígenas e a participação da pesquisadora Manoela Karipuna.

O evento será realizado no auditório central do campus Belém, às 8h30, e é aberto ao público.

SOBRE O LABORATÓRIO DE ETNOMUSICOLOGIA

O Laboratório de Etnomusicologia da Universidade Federal do Pará integra o Instituto de Ciências da Arte (ICA). Está vinculado à Escola de Música (EMUFPA), a Faculdade de  Música e ao Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES). Abriga o Grupo de Pesquisa Música e Identidade na Amazônia (GPMIA) e o Grupo de Estudos sobre Música no Pará (GEMPA), assim como o acervo destes grupos, que têm como principal objetivo fomentar e produzir conhecimento sobre as diversas práticas musicais existentes na região Amazônica.

SOBRE A KATAHIRINE

Katahirine – Rede Audiovisual das Mulheres Indígenas surge com o objetivo de criarmos um espaço coletivo para fortalecer e visibilizar a produção audiovisual das mulheres indígenas do Brasil e América Latina. Como primeira iniciativa de mapeamento do cinema indígena feminino no Brasil, desejamos que esta seja uma importante ferramenta de conhecimento e divulgação sobre o cinema realizado por nós, mulheres indígenas, além de uma fonte de dados para pesquisas e acessos públicos.

Um espaço com foco no protagonismo das mulheres indígenas,  na agência e no papel político em nossos contextos, dentro e fora das aldeias: agimos nas tomadas de decisões e gestão de recursos de realizações audiovisuais e criamos de acordo com nossas concepções de mundo e de vida.